Publicidade
Manaus
Manaus

Saiba mais sobre o viaduto do São José, que será inaugurado nesta quinta-feira

O Complexo viário de São José é composto de um elevado com duas alças com trânsito nos sentidos Coroado/Zumbi e Coroado/São José; além de uma passagem de nível (subterrânea) com duas pistas de rolamento com duas faixas ligando Distrito Industrial/São José/Distrito Industrial 29/02/2012 às 18:00
Show 1
Antes do complexo viário, passavam pelo local cerca de cinco mil veículos só nos horários de pico (entre 6h30e 8h30 e 17h45 e 19h45)
acritica.com Manaus

A obra do viaduto do São José (Zona Leste de Manaus), agora denominado “Complexo Viário Engenheiro Luiz Augusto Veiga Soares”, será inaugurada na próxima quinta-feira (1º de março), às 20h, pelo prefeito Amazonino Mendes. Orçado em R$56,3 milhões, o empreendimento levou 17 meses para ser concluído e promete desafogar o trânsito em duas grandes vias que ligam a Zona Leste à Zona Sul e ao Centro da capital: Autaz Mirim (Grandes Circular) e Cosme Ferreira.

As vias cortam cinco bairros: Zumbi, São José, Coroado, Armando Mendes e Distrito Industrial. Segundo informações do Instituto Municipal de Trânsito (Manaustrans), antes do complexo viário, passavam pelo local cerca de cinco mil veículos só nos horários de pico (entre 6h30e 8h30 e 17h45 e 19h45). Não há um estudo que aponte um aumento no fluxo de veículos nesta área. Ele deve ser feito apenas após a inauguração. O Manaustrans também não soube informar qual era a média de tempo de cada um dos percursos antes e após a obra.

O complexo viário de São José é composto de um elevado com duas alças com trânsito nos sentidos Coroado/Zumbi e Coroado/São José; além de uma passagem de nível (subterrânea) com duas pistas de rolamento com duas faixas ligando Distrito Industrial/São José/Distrito Industrial, segundo informações da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom).


“Havia um gargalo enorme aqui na Zona Leste e esperamos que, com essa grande obra, o trânsito desafogue aqui na área”, afirmou o prefeito Amazonino Mendes. Contudo, ele informou que seriam necessários pelo menos vinte complexos desse tipo para solucionar os problemas do trânsito da capital. “Com o acesso fácil ao crédito, milhares de pessoas estão comprando carros e mais de cinco mil veículos entram em circulação a cada mês nas ruas da cidade. É um problema sério que precisa ser resolvido para evitar que daqui a dez, vinte anos a cidade vai viver um caos”, observou.


Segundo o prefeito outra grande obra de intervenção viária a ser inaugurada neste primeiro semestre pela prefeitura é a primeira etapa do corredor do Mindu. Esta obra, cuja primeira etapa está em fase de conclusão, será mais uma alternativa para o trânsito na Zona Leste, desafogando o intenso fluxo da Alameda Cosme Ferreira.

A partir das 16h de amanhã, 23 agentes de trânsito estarão posicionados na área do complexo São José para organizar o fluxo de veículos e pedestres.

Os agentes permanecerão no local para orientar motoristas sobre as novas vias, já que as pistas do complexo serão liberadas logo após a solenidade.

Homenagem
O complexo do São José receberá o nome do ex-superintendente da Secretaria Municipal de Infraestrutura, o engenheiro Luiz Augusto Veiga Soares, falecido na primeira quinzena de fevereiro deste ano. Luiz Augusto participou na captação de recursos, projetos básicos e executivos, controle e fiscalização dessa obra do complexo, e de outras dezenas de obras executadas pela administração municipal.

Orientações

1.    Quem vai do Coroado em direção ao Zumbi, deve subir pelo elevado em linha reta
2.    Quem vai do Coroado em direção ao São José, deve subir pelo elevado e pegar a pista da esquerda
3.    Quem vai do Coroado em direção ao Armando Mendes, basta dobrar à direita, sem precisar acessar o Complexo Viário
4.    Quem vai do São José em direção ao Armando Mendes, deve seguir reto pela passagem subterrânea
5.    Quem vai do São José em direção ao Coroado, basta dobrar à direita na Av. Cosme Ferreira, sem precisar acessar o Complexo Viário
6.    Quem vai do São José em direção ao Zumbi deve fazer o contorno da rotatória e prosseguir pela Av. Cosme Ferreira
7.    Quem vai do Armando Mendes em direção ao São José, deve seguir reto pela passagem subterrânea
8.    Quem vai do Armando Mendes em direção ao Zumbi, basta dobrar à direita na Av. Cosme Ferreira, sem precisar acessar o Complexo Viário
9.    Quem vai do Armando Mendes em direção ao Coroado deve fazer o contorno da rotatória e entrar na Avenida Cosme Ferreira
10.    Quem vai do Zumbi em direção ao São José, basta dobrar à direita na Av. Autaz Mirim, sem precisar acessar o Complexo Viário
11.    Quem vai do Zumbi em direção ao Coroado, deve fazer o contorno da rotatória e prosseguir na Av. Cosme Ferreira
12.    Quem vai do Zumbi em direção ao Armando Mendes, deve fazer o contorno da rotatória e acessar a  Av. Autaz Mirim