Publicidade
Manaus
Manaus

Saiba o que funciona neste feriado de Corpus Christi em Manaus

O comércio no Centro abrirá as suas portas por ocasião do Dia dos namorados. Serviços de sáude urgência e emergência funcionarão. PACs retomam as atividades normais na seguda-feira (11). Bancos estarão fechados neste feriado 06/06/2012 às 17:07
Show 1
Comércio vai abrir expediente para o Dia dos Namorados
acritica.com Manaus (AM)

O feriado de Corpus Christi, nesta quinta-feira (7/6), altera o funcionamento de órgãos públicos e privados de Manaus, como algumas unidades de sáude, serviços bancários, atendimento ao cidadão e reparticões públicas. O comércio no Centro abrirá normalmente por ocasião do Dia dos namorados.

No caso do setor de saúde, as unidades que atendem com consulta agendada - Centros de Atenção à Melhor Idade (CAIMIs), Centros de Atenção Integral à Criança (CAIC’s), Fundações de Saúde e policlínicas – além das unidades administrativas, não funcionam no feriado, retornando as atividades na próxima segunda-feira, dia 11.

Todas as unidades de urgência e emergência – prontos socorros e Serviços de Pronto Atendimento (SPA’s) e maternidades estaduais funcionarão normalmente.

A Maternidade Municipal Dr. Moura Tapajóz e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-192) mantêm plantão de 24 horas para atender a população nesta quinta-feira, feriado de Corpus Christi, e no ponto facultativo de sexta-feira (8).

As Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) e Policlínicas, que fazem o atendimento ambulatorial, não estarão funcionando nestes dois dias.

As três unidades do Programa Farmácia Gratuita, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), instaladas nos terminais de ônibus da Cidade Nova (T3), na zona Norte, Jorge Teixeira (T4) e do São José (T5), ambos na zona Leste; na Compensa, e no V-8 seguem esta mesma programação, retomando o atendimento na segunda-feira (11).


Feriado não atingirá Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), nem maternidade Moura Tapajoz

O SOS Vida cumprirá a agenda previamente marcada de remoção de pacientes para realização de alguns procedimentos, como é o caso de hemodiálise.

PACs

Pronto Atendimento ao Cidadão – PACs (Cidade Nova, São José, Compensa, Alvorada e Educandos, Manacapuru e Parintins), retomam as atividades normais na seguda-feira, conforme o Decreto de 05 de junho de 2012 do Governo do Estado, considerando o feriado de Corpus Christi. O Decreto declara ponto facultativo nas repartições públicas, autarquias e fundações do Estado, no dia 08 de junho, exceto atividades essenciais.

Comércio

Para que ninguém perca a oportunidade de comprar o presente do Dia dos Namorados a Fecomércio Amazonas informa que a maioria das lojas do centro da cidade, apesar da liberdade de escolherem o horário de funcionamento, funcionará normalmente no feriado de Corpus Chisti, já os shoppings irão funcionar no horário de domingo.

Bancos

As agências bancárias não abrirão as suas portas neste feriado. As contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnês que vencerem no dia 7 de junho poderão ser pagos no próximo dia útil (sexta-feira, 8 de junho), sem incidência de multa. Os tributos normalmente já estão com a data ajustada pelo calendário de feriados federais, estaduais e municipais. Os caixas eletrônicos e os serviços de atendimento por telefone e de Internet Banking funcionarão normalmente no feriado.

Correios

A Diretoria Regional dos Correios no Amazonas (DR/AM) informa que nesta quinta-feira (7), feriado de Corpus Christi, não haverá expediente em nenhuma das agências de Correios de Manaus. Na sexta-feira, 8 de junho, todas funcionarão durante os horários de atendimento normais, sendo das 10h às 19h para as agências dos shoppings e das 8 às 16h para as demais.

Ponto facultativo

O prefeito Amazonino Mendes decretou ponto facultativo a próxima sexta-feira (8), dia subsequente ao feriado religioso de Corpus Christi nesta quinta-feira.

Com a medida, não funcionarão as repartições públicas, autarquias e fundações do Município, ressalvadas as atividades essenciais definidas em lei.

Caberá a Secretaria Municipal de Administração proceder a organização de banco de horas relativo ao ponto facultativo, com vistas à futura compensação pelos servidores do Poder Executivo.