Publicidade
Manaus
Manaus

Saiba o que funciona neste feriado do aniversário de Manaus

Os serviços de sáude urgência e emergência funcionarão. PACs retomam as atividades normais na quinta-feira (25). Bancos estarão fechados neste feriado. O comércio no Centro abrirá as suas portas em horário diferenciado 23/10/2012 às 18:37
Show 1
Total de 30% das lojas do Comércio vai funcionar até as 14h
acritica.com Manaus (AM)

O feriado por função do aniversário de 343 anos da cidade, nesta quarta-feira (24), altera o funcionamento de órgãos públicos e privados de Manaus, como algumas unidades de saúde, serviços bancários e atendimento ao cidadão. O comércio no Centro terá funcionamento diferenciado.  

Na área da saúde, as unidades que atendem com consulta agendada - Centros de Atenção à Melhor Idade (CAIMIs), Centros de Atenção Integral à Criança (CAIC’s), Fundações de Saúde e policlínicas – além das unidades administrativas, não funcionam no feriado, retornando as atividades na quinta-feira (25).

Todas as unidades de urgência e emergência – prontos socorros e Serviços de Pronto Atendimento (SPA’s) e maternidades estaduais funcionarão normalmente.

Serviços

A Rede Estadual de Saúde tem em sua estrutura oito Serviços de Pronto Atendimento (SPA), unidades de saúde onde são ofertados atendimento médico para os casos de urgência de baixa e média complexidades, como crises de hipertensão e pequenos ferimentos.

Para os casos de urgência e emergência graves, a rede conta com seis pronto-socorros, sendo três adultos e três para o atendimento exclusivo de crianças.

A Maternidade Municipal Dr. Moura Tapajóz e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-192) mantêm plantão de 24 horas para atender a população neste feriado.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) e Policlínicas, que fazem o atendimento ambulatorial, não funcionarão nesta quarta-feira.

As três unidades do Programa Farmácia Gratuita, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), instaladas nos terminais de ônibus da Cidade Nova (T3), na zona Norte, Jorge Teixeira (T4) e do São José (T5), ambos na zona Leste; na Compensa, e no V-8, seguem esta mesma programação, retomando o atendimento na quinta-feira.


Feriado não atingirá Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), nem maternidade Moura Tapajoz.

O ‘SOS Vida’ cumprirá a agenda previamente marcada de remoção de pacientes para realização de alguns procedimentos, como é o caso de hemodiálise.

PACs
Pronto Atendimento ao Cidadão – PACs (Cidade Nova, São José, Compensa, Alvorada e Educandos, Manacapuru e Parintins), retomam as atividades normais na quinta-feira.

Bancos
As agências bancárias não abrirão as suas portas neste feriado. As contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnês que vencerem nesta terça-feira (23) poderão ser pagos no próximo dia útil (quinta-feira/25), sem incidência de multa. Os tributos normalmente já estão com a data ajustada pelo calendário de feriados federais, estaduais e municipais. Os caixas eletrônicos e os serviços de atendimento por telefone e de Internet Banking funcionarão normalmente no feriado.

Comércio
Para que ninguém perca a oportunidade de fazer as compras pela aproximação das festas do final de ano, a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Manaus (CDLM) informa que 30% das lojas do Centro irão funcionar até às 14h, o restante fechará ao meio-dia. Os shoppings da cidade funcionarão normalmente.

Correios
A Diretoria Regional dos Correios no Amazonas (DR/AM) informa que nenhuma das unidades de atendimento de Manaus funcionará no feriado.

A Central de Atendimento aos Clientes (CAC) vai funcionar normalmente, das 8h às 18h, e estará apta a prestar esclarecimentos sobre produtos e serviços dos Correios por meio dos telefones:

A diretoria dos Correios no Amazonas também informa aos clientes que, neste sábado (27), não haverá expediente nas agências Saldanha Marinho, Colônia Antônio Aleixo, Cidade Nova, André Araújo, Millenium Center e Studio 5 Mall e Manaus Plaza Shopping.

Para atender aos usuários dos serviços postais e bancários (Banco Postal), as agências Monsenhor Coutinho (atendimento das 8 às 12h) e Shopping São José (atendimento das 9 às 13h), funcionarão normalmente neste sábado.

Nas agências, além dos serviços postais, é possível pagar contas, boletos e faturas. Aos clientes que são correntistas do Banco do Brasil (BB), é possível ainda a realização de diversas transações bancárias por meio do Banco Postal, como consultas, saques, depósitos e empréstimos online.

Delegacias
A Polícia Civil do Estado do Amazonas informa que as Delegacias irão funcionar em regime de plantão neste feriado.