Publicidade
Manaus
Manaus

Saiba o que vai funcionar no feriadão em Manaus

Os serviços de sáude urgência e emergência funcionarão. PACs retomam as atividades normais na segunda-feira (19). Bancos estarão fechados neste feriado. O comércio no Centro abrirá as suas portas em horário diferenciado 14/11/2012 às 18:50
Show 1
Horário de funcionamento das lojas de ruas será diferente do horário das lojas dos shopping centers
acritica.com Manaus (AM)

O feriado prolongado, em função da Proclamação da República, nesta quinta-feira (15), e do Dia da Consciência Negra, na próxima terça-feira (20), e do ponto facultativo no dias 16 e 19 nas repartições públicas do município e do Estado, altera o funcionamento de órgãos públicos e privados, como algumas unidades de saúde, serviços bancários e atendimento ao cidadão.

Também devido ao feriadão, o comércio no Centro da cidade terá funcionamento diferenciado. A Federação do Comércio do Estado do Amazonas informa que o comércio varejista de Manaus funcionará em horário especial no feriado da Proclamação da República (15). As lojas de rua, apesar da liberdade de escolherem o horário de funcionamento, a maioria dela abrirá de 9h às 13h.

Saúde

As unidades da rede estadual de saúde, que atendem com consulta agendada, como os Centros de Atenção à Melhor Idade (CAIMIs), Centros de Atenção Integral à Criança (CAIC’s), Fundações de Saúde e Policlínicas – além das unidades administrativas, não funcionam no feriadão prolongado, retomando o atendimento normal na segunda-feira (19).

A Maternidade Municipal Moura Tapajós e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-192) manterão plantão de 24 horas para atender à população, nos dias 15 e 20, e também sábado e domingo (17 e 18) e nos dias 16 e 19, ponto facultativo nas repartições públicas do município.

Todas as unidades de urgência e emergência – prontos socorros e Serviços de Pronto Atendimento (SPA’s) e maternidades estaduais funcionarão normalmente.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) e Policlínicas da rede municipal, que fazem o atendimento ambulatorial, normalizam o atendimento na quarta-feira (21). Estas unidades, não funcionam aos sábados e domingos.

As cinco unidades do Programa Farmácia Gratuita, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), instaladas nos terminais de ônibus da Cidade Nova (T3), na zona Norte, Jorge Teixeira (T4) e do São José (T5), ambos na zona Leste; na Compensa, e no V-8, seguem esta mesma programação, retomando o atendimento na quarta-feira, 21.

O 'SOS Vida' cumprirá a agenda previamente marcada de remoção de pacientes para realização de alguns procedimentos, como é o caso de hemodiálise. 

Bancos
As agências bancárias não abrirão as suas portas neste feriado. As contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnês que vencerem nesta quinta-feira (15) poderão ser pagos no próximo dia útil (sexta-feira/16), sem incidência de multa.

Os tributos normalmente já estão com a data ajustada pelo calendário de feriados federais, estaduais e municipais. Os caixas eletrônicos e os serviços de atendimento por telefone e de Internet Banking funcionarão normalmente no feriado.

Shoppings

As lojas e quiosques dos shoppings Manauara, Millennium e Amazonas abrirão no horário normal, de 10h às 22h, e praça de alimentação e áreas de lazer das 10h às 23h. Já o Manaus Plaza Shopping adotará horário de funcionamento diferenciado, nos dois feriados. Nas duas datas, as lojas e Praça de Alimentação funcionarão das 10h às 22h, com exceção do Hiper DB e das lojas Americanas, que abrem as portas mais cedo, às 8h e às 9h, respectivamente. A rede Cinemais funcionará das 13h às 22h.

O Manaus Plaza informa que nos dias 15 e 20 de novembro estará suspenso o atendimento aos clientes nos Correios, Loteria, Expresso Cred Pag e Academia.

PACs
Pronto Atendimento ao Cidadão – PACs (Cidade Nova, São José, Compensa, Alvorada e Educandos, Manacapuru e Parintins), retomam as atividades normais na segunda-feira (19).

Correios
A Diretoria Regional dos Correios no Amazonas (DR/AM) comunica que nenhuma das unidades de atendimento em Manaus funcionará no feriado desta quinta-feira (15). As atividades serão normalizadas na sexta-feira (16). No feriado do dia 20, as agências em Manaus  também não funcionam e retornam na quarta-feira (21).

A Central de Atendimento aos Clientes (CAC) vai funcionar normalmente, das 8h às 18h, e estará apta a prestar esclarecimentos sobre produtos e serviços dos Correios por meio dos telefones 3003 0100 – capitais e regiões metropolitanas, 0800 725 7282 – demais localidades, 0800 725 0100 – para reclamações e sugestões.