Publicidade
Manaus
SIMULADO

Samu 192 realiza simulado de evacuação em shopping da capital amazonense

Procedimento encenou uma ocorrência real dentro do shopping. Foram registrados tempo de resposta e atendimento 21/03/2018 às 17:38 - Atualizado em 21/03/2018 às 17:39
Show simula  o samu  1
(Foto: José Nildo/Semsa)
acritica.com Manaus (AM)

Equipes do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU 192 Manaus), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), participaram, na manhã desta quarta-feira, 21/3, de uma simulação de evacuação promovida pelo Manauara Shopping, localizado na avenida Mário Ypiranga, Adrianópolis, zona Centro-Sul da cidade.

Durante o procedimento simulado, o SAMU 192 Manaus é acionado e mede o tempo de resposta para o atendimento. Neste caso, o chamado foi realizado pela equipe do Manauara e em oito minutos duas ambulâncias, sendo uma Unidade de Suporte Avançado (USA) e outra Unidade de Suporte Básico (USB), chegaram ao local para o início dos procedimentos.

A chefe do Núcleo de Educação Permanente de Urgência do SAMU 192 Manaus (NEP/SAMU), Leda Sobral, que coordenou as equipes, explicou que este tipo de simulado, no qual as equipes atendem a um pedido de apoio, serve também para medir o grau de resolutividade do trabalho realizado desde o chamado até a chegada no local de atendimento.

“Nós estamos em constante aprendizado para atender de maneira eficaz todos os chamados da população. Simulados como este, realizados por um grande shopping, oferecem as condições para avaliarmos o nosso trabalho e, assim, corrigirmos erros mínimos, evitando que possam ocorrer numa situação real”, relatou Leda.

Durante o simulado foram realizados os procedimentos protocolares de atendimento básico e remoção de vítimas, além da análise de atuação da equipe do shopping, que participou com 14 profissionais. Em setembro, um novo simulado deve ser realizado, desta vez com o shopping aberto e em pleno funcionamento. Dados fornecidos pela assessoria do centro comercial, no qual trabalham dois mil comerciários, indicam que passam pelo local, diariamente, cerca de nove mil pessoas.  

O Manaustrans apoiou a simulação realizando a organização do tráfego ao redor do local, criando rotas de fuga para as ambulâncias.

Publicidade
Publicidade