Publicidade
Manaus
Cotidiano,Árvores,Semmas,Temporal,Tempestade

Secretaria avalia possíveis riscos oferecidos por árvores após o temporal em Manaus

Paralelo às vistorias as equipes da Semmas também realizaram um trabalho de conscientização junto aos moradores de alguns bairros das Zonas Sul, Centro-Sul e Leste sobre a importância das árvores 03/11/2012 às 15:44
Show 1
Segundo Heitor Liberato, a não existência de árvores em algumas áreas, poderia ter causado um estrago pior do que o deixado pelo temporal
Síntia Maciel Manaus

As vistorias em árvores que ofereciam riscos diversos, após o temporal registrado na última terça-feira (30), em Manaus, foram intensificadas neste sábado (3), pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).

A grande quantidade de pedidos de corte e poda feitos à secretaria nos últimos dias, fez com que o órgão a montasse uma força-tarefa para avaliar o estado das mesmas, e orientar a população sobre como proceder com as suas árvores.

Paralelo às vistorias as equipes também realizaram um trabalho de conscientização junto aos moradores, conforme explicou o diretor de Arborização e Paisagismo da Semmas, Heitor Liberato.

“Há casos em que uma simples poda resolve. Estamos mostrando a importância das árvores nos quintais urbanos, e em algumas situações se não houvessem as árvores, os estragos causados pelo temporal da última terça-feira seriam bem piores”, observou Heitor

É o caso da dona de casa Luiza Xavier Barreto. Há mais de 20 anos morando na rua Ilídio Lopes no bairro Japiim, na Zona Centro-Sul de Manaus,a residência dela só não teve o telhado arrancado pela força do vento, durante o temporal, devido a existência de um jambeiro e de uma mangueira no local.

Entretanto, como as raízes da mangueira comprometem o muro da residência, a mesma deveria ser retirada do local.

“É preciso que haja cuidados em relação à manutenção da árvore para que não haja comprometimento do seu estado fitossanitário”, salientou Liberato.

Os trabalhos deste sábado foram realizados em alguns bairros das Zonas Sul, Centro-Sul e Leste de Manaus.