Publicidade
Manaus
Manaus

Secretaria de segurança pública e Exército discutem plano de cooperação no AM

Subchefe do Coter do Exército Brasileiro e inspetor-geral das Polícias Militares do país, general-de-brigada César Leme Justo, visita o sistema de segurança do Amazonas 21/03/2012 às 15:51
Show 1
Representantes dos órgãos de segurança reunidos para discutir plano de cooperação no Amazonas
acritica.com Manaus (AM)

Estreitar as relações e cooperar com a segurança pública é o principal objetivo da visita oficial do subchefe do Comando de Operações Terrestres (Coter) do Exército Brasileiro e inspetor-geral das Polícias Militares do país, general-de-brigada César Leme Justo, ao sistema de segurança do Amazonas durante esta semana. A comitiva ainda visitará na quinta-feira (22) o Corpo de Bombeiros.

Na manhã desta quarta-feira (21), o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Almir David, apresentou ao general e equipe como está a preparação da tropa para os eventos da Copa do Mundo de 2014 e a atuação no programa Ronda no Bairro, iniciado em fevereiro deste ano em Manaus. A comitiva aprovou as condições de trabalho proporcionadas aos policiais, em particular as novas viaturas e tecnologias embarcadas e os armamentos novos.

O secretário de Segurança Pública, coronel PM Paulo Roberto Vital, fez uma apresentação à inspetoria de todos os programas que estão sendo desenvolvidos pelo Governo do Estado, nessa terça-feira (20), com destaque para o Ronda no Bairro, o plano de policiamento da fronteira e o projeto do Amazonas para a Copa do Mundo 2014. “Estamos sempre em parceria com o Exército e as outras forças federais, buscando apoio para treinamentos, cursos e logística nas nossas operações. No Estado isso funciona muito bem”, disse Vital.

De acordo com o general Leme, enquanto busca a integração das forças policiais do Estado com a inspetoria do Exército, a visita também serve para uma inspeção das condições de armamento e efetivo. Ele se disse satisfeito com a apresentação do secretário Vital e com a situação da segurança no Amazonas. “A cada dois anos fazemos essa visita às polícias dos estados para estreitar a atuação em conjunto”, disse.

Durante a exposição do Ronda no Bairro, Vital disse ao general Leme que o governo do Estado vê tão importante a segurança pública que criou uma secretaria-adjunta exclusiva para implantar e gerenciar o programa, com a nomeação do tenente-coronel Amadeu Soares para coordenar todas as ações que pretendem até o fim de 2012 estar com todo o território da capital ocupado pelas polícias Civil e Militar.

Com informações da assessoria.