Publicidade
Manaus
Manaus

Secretaria Municipal de Saúde inicia no sábado campanha de multivacinação para menores de 5 anos

Lançada pelo Ministério da Saúde com o apoio de Estados e Municípios, a Campanha Nacional de Multivanicação começa no dia 18 em Manaus e vai até o dia 24 em todo o país. O objetivo é atualizar a situação vacinal das crianças menores de 5 anos. 13/08/2012 às 20:50
Show 1
Crianças de até 5 anos devem tomar vacina
acritica.com Manaus (AM)

A Campanha Nacional de Multivacinação tem inicio no próximo sábado (18) em Manaus, nas Unidades Básicas de Saúde e Policlínicas da rede municipal e também os CAICs, da rede estadual, que funcionarão das 8h às 17h. O objetivo da campanha, que será lançada pelo Ministério da Saúde, é atualizar a situação vacinal das crianças menores de 5 anos que deixaram de tomar alguma vacina ou que estejam com as doses de reforço atrasadas.

Francisco Deodato, titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) destaca que é indispensável que as crianças sejam levadas à unidade de saúde portando o seu cartão de vacinação. Somente mediante análise dos registros feitos no cartão é que o vacinador poderá identificar, com precisão, quais as vacinas que estão atrasadas.

“Os pais que tiverem dúvida se o calendário de vacinação de seu filho está em dia, devem aproveitar essa oportunidade para ir à unidade de saúde, conversar com a equipe da sala de vacinação e, se for o caso, complementar a imunização da criança”, orientou Deodato.

A atualização vai abranger vacinas como a BCG, Hepatite B, Pentavalente, Tetravalente, Rotavírus, Pneumocócica 10 Valente, Meningocócica, Febre Amarela, Tríplice Viral, DTP e contra a Paralisia Infantil (na forma de gotinha ou injetável, este último caso para as crianças de 2 meses, que estiverem iniciando o esquema de imunização contra a paralisia infantil).

Cumprindo o calendário básico de vacinação, as crianças ficam protegidas contra doenças como sarampo, difteria, tétano, coqueluche, algumas formas de meningite, febre amarela, hepatite do tipo B, entre outras enfermidades.