Publicidade
Manaus
Manaus

Segunda etapa do Enem é realizada neste domingo (04)

Amazonenses precisam estar nas salas de exame às 10h para fazer provas de Linguagens, Matemática, Códigos e Redação. O estudante do Amazonas, que faz as provas no horário em que deveria estar almoçando, deve prestar atenção para o café da manhã 03/11/2012 às 17:33
Show 1
Um bom café da manhã para este domingo (04) tem de ter pão integral, peito de peru e salada
Gerson Severo Dantas Manaus, AM

A segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece neste domingo (04) no Amazonas. São 155 mil estudantes do Estado disputando uma vaga nos cursos de nível superior oferecidos em universidades públicas brasileiras.

As provas de deste domingo são mais demoradas e o candidato deve entrar no colégio em que fará o exame, impreterivelmente, às 10h. As provas vão até 17h30 e as questões abordadas hoje serão de “Linguagens”, “Códigos e suas Tecnologias”, “Redação” e, por fim, “Matemática e suas Tecnologias”.

Para as provas de domingo, os educadores chamam atenção para a redação. O ideal é fazer um  texto dissertativo-argumentativo de no máximo 30 linhas, desenvolvido a partir da situação-problema proposta e com as informações base  dos textos motivadores.

Outra preocupação que deve ter o candidato a uma vaga em universidades, como a Universidade Federal do Amazonas, que usa o Enem como forma de ingresso, diz respeito ao sono necessário para estar descansado na hora do exame. Esse fator é ainda mais importante no Amazonas em função das provas serem realizadas no período intermediário do dia. Consultora de sono da empresa Duoflex, Renata Federighi, alerta estudantes para não cairem na balada nessa noite de sábado. “A falta de sono além de prejudicar o processo de aprendizagem, ainda provoca cansaço, irritação, falhas de memória, dificuldade de raciocínio, alteração de humor e estresse no dia seguinte”, afirma.

Alimentação

Para o estudante amazonense, que faz as provas no horário em que deveria estar almoçando, outro fator chave para o sucesso no exame  é alimentação . O importante é que os estudantes busquem fazer um bom café da manhã consumindo frutas, fibras e carboidratos.

 A nutricionista Rosemeire Valente recomenda a ingestão de pão integral com peito de peru e queijo. Deve ser evitado alimentos gordurosos, carnes e frituras. Segundo ela, o consumo de alimentos gordurosos exige mais do organismo, por isso gera a sensação de sonolência que é ruim ao candidato que precisa estar atento na hora da prova. É essencial também estar bem hidratado.