Publicidade
Manaus
Manaus

Semáforos de LED causam confusão no trânsito em Manaus

Motoristas reclamam que cores das novas lâmpadas são irreconhecíveis. As lâmpadas de LED confundem, mas trazem economia por usar energia solar 02/08/2012 às 09:02
Show 1
Lâmpadas de LED confundem, mas trazem economia por usar energia solar
acritica.com Manaus (AM)

Os motoristas de Manaus ainda não se acostumaram com a iluminação dos novos semáforos, que tiveram as lâmpadas incandescentes trocadas por lâmpadas em LED (light-emitting diode), para promover uma economia prevista de 90% no consumo de energia elétrica à Prefeitura de Manaus. Há, inclusive, o uso de uma plataforma para captação de energia solar nestes semáforos.

Os motoristas apontam que os principais problemas ocorrem no horário da manhã e início da tarde, quando a luz do sol atrapalha a identificação das cores, que agora estão mais claras, devido as lâmpadas em LED.

Para o industriário Luís Siqueira Vidas, o problema está na calha das lâmpadas, que deveria destacar mais as cores. “Quando dá aquele sol de meio-dia, ou 15h, a gente não consegue ver nada e agora, com as luzes mais claras, só tenho noção de que o sinal abriu para mim devido a posição da lâmpada. Ficou muito claro e as cores, que antes eram verde amarelo e vermelho, agora parecem azul, rosa e laranja”, disse o industriário.

Identificar as cores durante o dia também é uma dificuldade apontada pelo médico Miguel Souza Martins. “Está mais claro e está, realmente, atrapalhando. As luzes confundem com outras cores. Quando era o verde tradicional, era mais fácil de identificar. Mas, acho que é uma questão de tempo até os motoristas se acostumarem”, observou.

Mas, enquanto os motoristas que trafegam de dia encontram dificuldades para distinguir as cores, à noite, as lâmpadas que parecem luzes de neon, não oferecem problemas. “Eu dirijo de noite e vejo a diferença. Para mim, de noite a gente consegue ver a sinalização em LED a uma grande distância, o que não acontecia com a lâmpada incandescente usadas antes”, disse o motorista de taxi, Fágner Coelho.

Mudanças

O Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) prevê que até o final do ano todos os semáforos sejam substituídos. Mas, o setor de engenharia do órgão, através da assessoria de imprensa, informa que os semáforos com a utilização de energia solar ainda consistem em um projeto piloto, em avaliação. Se for aprovado pela população, todos os equipamentos de controle de tráfego de veículos serão trocados. 

Adaptação

Quanto a reclamação sobre as mudança nas cores dos semáforos, em virtude das lâmpadas de LED, o Manaustrans explica que se trata de uma etapa de adaptação para os motoristas aos efeitos de cores proporcionados por esse tipo de lâmpada. Os equipamentos com lâmpadas incandescentes  das principais avenidas de Manaus foram desativados em junho.