Publicidade
Manaus
Manaus

Semana de queixas, susto, esquecimento e violência contra criança

A segunda semana de agosto foi marcada por  tensões, divergências e decisões que chamaram atenção  do leitor. Um dos destaques é a queixa dos vereadores que acham ter o menor salário do país, se comparado entre as três esferas de poder.   17/08/2012 às 18:12
Show 1
Vista aérea da cidade de Manaus
Eloisa Vasconcelos Manaus

A semana que passou foi marcada por pedido de aumento salarial pelos vereadores, um princípio de incêndio no aeroporto e a notícia de que uma criança de sete anos teve que ser submetida à cirurgia por ter sido estuprada pelo padrastro. 

A semana surpreendeu também com o volume e o tipo de objetos deixados perdidos no aeroporto Internacional Eduardo Gomes, a separação do cantor Zezé di Camargo, e, na área do meio ambiente, a extinção do uso do mercúrio no garimpo em cinco anos.

Queixa

A queixa e exigência dos vereadores para aumentar o salário surgiu logo após a publicação da divulgação nominal das remunerações pagas pela Câmara Municipal de Manaus aos servidores da casa.

"Comparado ao salário mínimo, é um grande salário. Mas comparado a poderes, é um dos menores salários do País",  disse Wilker Barreto, que fez um discurso sobre o tema e foi apoiado por diversos colegas.

Susto

O princípio de incêndio no aeroporto Internacional Eduardo Gomes, loclaizado on bairro Tarumã, Zona Oeste de Manaus, assustou os passageiros que aguardavam o embarque. A brigada de incêndio foi acionada e controlou a situação rapidamente. O saguão ficou tomado pela fumaça e os passageiros tiveram que esperar no estacionamento.

Esquecimento

No mesmo aeroporto pela manhã foi possível registrar o volume de objetos que são esquecidos pelos passageiros no setor de achados e perdidos: TV LCD, foices, boneca inflável, chuteiras e carrinho de bebê. Um acervo de 464 itens

Violência

E, por falar em criança, um crime causou revolta nesta semana: uma menina de 7 anos de idade, foi estuprada pelo padrasto e teve que ser submetida a uma cirurgia no útero, na madrugada da quarta-feira (15), em uma maternidade da cidade. Na tarde dessa quinta-feira (16), a Justiça decretou a prisão do padrasto.

Vida

Na terça-feira (14) a novidade na área do meio ambiente foi a divulgação da proposta de liberação do uso de mercúrio nos garimpos do Amazonas, para em um prazo de cinco anos ser gradativamente banido. O plano foi anunciado pela secretária estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), Nádia Ferreira.

Separação

Esta semana as atenções se voltaram para os rumores em torno da separação do casal Zezé di Camargo e Zilu. Porém, ela confirmou continuar unida ele, pela amizade. “Está sendo muito bom pra mim e pro Zezé porque a gente continua unido, com muita amizade e muito carinho’, disse Zilu, nos noticiários da sexta-feira (17).