Publicidade
Manaus
Manaus

Semsa abre inscrições para “3º Concurso sobre Tabagismo” em Manaus

Poderão participar estudantes do Ensino Fundamental e Médio nas categorias desenho, história em quadrinhos, e vídeo. 02/07/2012 às 20:31
Show 1
De acordo com pesquisa, em Manaus o índice de adultos fumantes está na faixa de 11,9%, abaixo da média nacional (14,8%)
acritica.com Manaus

As inscrições para o “3º Concurso sobre Tabagismo”, voltado para alunos das escolas públicas das redes municipal e estadual de ensino da capital, prosseguem até o dia 12 de agosto.  “Fumar: faz mal pra você, faz mal pro planeta”, é tema do concurso deste ano, organizado pelo Programa de Prevenção e Controle do Tabagismo, executado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Os estudantes poderão disputar em três categorias: desenho (para alunos de 1º a 5º ano);  história em quadrinhos (do 6º ao 9º ano); e vídeo de um minuto (alunos do ensino médio).

Organizado pelo Programa de Controle e Prevenção do Tabagismo, da Semsa, concurso sobre Tabagismo é realizado em parceria com as secretarias municipal de estadual de Educação  (Semed e a Seduc) e integra as ações do Programa Saúde na Escola. Os estudantes poderão se inscrever, nas suas próprias escolas. Os vencedores serão conhecidos no dia 23 de agosto e a
premiação está prevista para acorrer no dia 29, Dia Nacional de Combate ao
Tabagismo.

A coordenadora municipal do Programa de Controle do Tabagismo, enfermeira Marlene Lessa, destaca que o concurso tem a finalidade de envolver a comunidade e a escola nas discussões sobre este agravo. Os trabalhos premiados poderão ser utilizados, posteriormente, no material educativo produzido para dar suporte às ações de prevenção e combate ao tabagismo,
principalmente, entre o público infanto-juvenil.

“Em Manaus, segundo pesquisa divulgada recentemente pelo Ministério da Saúde, 11,8% da população maior de 18 anos se declaram fumantes. Estudos apontam que 90% dos fumantes  iniciam o consumo do cigarro antes dos 19 anos, o que mostra a importância de reforçarmos as campanhas de prevenção entre adolescentes e jovens”, diz Marlene.

A coordenadora dá algumas dicas sobre a apresentação dos trabalhos. Na categoria Desenho,  por exemplo, da qual podem participar alunos do 1º ao 5º ano, é importante destacar que o desenho deve ser feito à mão livre, utilizando somente lápis preto e lápis de cor ou giz de cera. Na categoria História em Quadrinhos, voltada para estudantes do 6º ao 9º ano, a história deverá ser contada em, no máximo cinco quadrinhos, também feitos à mão livre com uso de  lápis preto, de cor ou giz de cera. Na categoria Filme de um minuto, restrita a alunos do Ensino Médio, o conteúdo não deve conter elementos de identificação da escola onde o aluno estuda.

A Banca Avaliadora do concurso será formada por oito membros, todos profissionais das áreas da Saúde e da Educação. Os primeiros colocados em cada uma das três categorias vão receber como prêmio uma bicicleta. Os segundos e terceiros colocados receberão um aparelho MP4.

Para maiores informações, os estudantes podem ligar  para os números 3216-7751 (Semsa); 3632-2515 (Semed) ou 3614-2240 (Seduc). O regulamento do concurso está disponível no site da Semsa.