Publicidade
Manaus
Manaus

Semsa antecipa campanha de vacinação contra a Poliomielite, na Zona Rural de Manaus

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Francisco Deodato, o trabalho começou por 8 comunidades ribeirinhas da calha do rio Negro e em alguns ramais mais distantes, em área terrestre 14/06/2012 às 14:06
Show 1
Campanha de vacinação contra a Poliomielit inicia na Zona Rural de Manaus
acritica.com Manaus (AM)

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) antecipou para esta quinta-feira (14) o início da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite, na zona rural de Manaus. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Francisco Deodato, o trabalho começou por 8 comunidades ribeirinhas da calha do rio Negro e em alguns ramais mais distantes, em área terrestre. Na zona rural vivem, aproximadamente, 3,2 mil crianças menores de 5 anos de idade, das 167,2 mil que serão imunizadas na capital, durante a campanha. "A antecipação do calendário nestas áreas tem a finalidade assegurar a ampla cobertura vacinal, mesmo nas regiões de mais difícil acesso", afirmou Francisco Deodato.

No sábado (16), a Prefeitura de Manaus participa do Dia Nacional de Mobilização contra a Poliomielite (doença também conhecida como paralisia infantil). Uma estrutura de quase mil postos de atendimento estará funcionando, das 8h às 17h. A grande ação vai mobilizar 4 mil servidores. Além das Unidades Básicas de Saúde e Policlínicas da rede municipal e dos CAICs, da rede estadual, a vacinação estará acontecendo em locais de grande circulação de pessoas, como shoppings e supermercados e, também, em escolas, igrejas, sedes de associações comunitárias, entre outros.

Na quarta-feira (13) à noite, a unidade fluvial da Semsa partiu para a calha do rio Negro, onde estão as 8 primeiras comunidades ribeirinhas a receber as ações da campanha de imunização contra a Pólio: Apuau, Aruau, Mipindiau, Cuieiras (indígena), Santa Maria, Jaraqui, Costa do Arara e Tupé. "Nestas áreas devemos vacinar 350 crianças", frisou Deodato. Na próxima semana, o mesmo trabalho será realizado nas comunidades ribeirinhas da área do rio Amazonas: Lago do Arumã, Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Tabocal/Bonsucesso, Tabocal/Guajará e Jatuarana.

Abertura oficial - A abertura oficial do "Dia D" contra a Poliomielite, no sábado, vai acontecer às 9h, no Parque Cidade da Criança, no Aleixo, onde durante todo o dia funcionará um dos postos de imunização montados pela Semsa. As crianças que forem ao local para tomar a vacina poderão, também, participar de uma série de atividades recreativas que contarão, inclusive, com a presença do Zé Gotinha, boneco-símbolo da campanha de imunização.

Outro local que terá posto de vacinação contra a pólio e promete receber as crianças com muitas atividades culturais, científicas e de recreação é a sede da Fiocruz (rua Teresina, 476, Adrianópolis). Na Unidade Básica de Saúde Luiz Montenegro (rua Jutaí, conjunto Vieiralves, bairro Nossa Senhora das Graças), a criançada será recebida, também, em clima de festa, com a presença do Zé Gotinha e da Turma Toy Story, lanches, brincadeiras e até salão de beleza. No Plaza Shopping haverá um posto de vacinação atendendo das 8h às 17h, para facilitar o acesso das crianças que estiverem com os pais no centro de compras. Os locais de vacinação podem ser conferidos no site semsa.manaus.am.gov.br.

Com informações da assessoria.