Publicidade
Manaus
Manaus

Semulsp alerta para aumento na geração de lixo

A secretaria pede que os moradores não descartem o lixo nas ruas, igarapés, terrenos baldios nem em frente da casa dos vizinhos. É obrigação de cada morador – de acordo com o Código de Posturas do Município – ter sua própria lixeira e zelar por ela, inclusive mantendo-a limpa. 07/12/2012 às 19:59
Show 1
A Secretaria Municipal de Limpeza Pública já contabiliza acréscimo de 7% a 10% na quantidade diária de lixo coletada em toda a cidade
acritica.com Manaus (AM)

O mês de dezembro é um período atípico no segmento dos resíduos sólidos, porque o aumento do consumo por parte da população que vai às compras para o Natal resulta também em aumento na geração de lixo. Apenas na primeira semana de dezembro, a Secretaria Municipal de Limpeza Pública já contabiliza acréscimo de 7% a 10% na quantidade diária de lixo coletada em toda a cidade – que hoje gira em torno de três mil toneladas.

Para evitar que esse acréscimo na quantidade de lixo resulte em transtornos para a população, com atraso ou falha nas rotas de coleta, a Semulsp está pedindo a colaboração dos moradores para que ela faça a separação entre o lixo seco e o lixo molhado, reduzindo assim a quantidade a ser recolhida pelos carros coletores. Ou que, pelo menos, acondicione o lixo em sacolas mais resistentes, de maneira que se houver falha na rota, os resíduos possam ser armazenados até que o carro coletor passe.

A secretaria pede que os moradores não descartem o lixo nas ruas, igarapés, terrenos baldios nem em frente da casa dos vizinhos. É obrigação de cada morador – de acordo com o Código de Posturas do Município – ter sua própria lixeira e zelar por ela, inclusive mantendo-a limpa.

Para fazer a separação, é simples: o lixo seco é aquele limpo, que pode ser reciclado, como os vidros (lavados), metais, plásticos e papeis não engordurados (jornais, revistas, escritório, etc). O lixo molhado é aquele da cozinha (embalagens engorduradas, restos orgânicos, cascas e folhas, etc), os restos do banheiro e outros não recicláveis.

Confira como acondicionar o lixo domiciliar:

1)Selecionar o lixo que você vai jogar fora: separe os resíduos molhados dos secos. Os resíduos secos precisam ser lavados com água e sabão para retirar o óleo, açúcar ou o restante de produtos ainda existente nas embalagens. Depois de secos, podem ser entregues nos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) da cidade.

Vidros e latas de doces, embalagens longa vida, caixas de pizza ou salgados não são recicláveis.

2)Utilize sacolas reforçadas para acondicionar o lixo da sua casa e armazene em local longe de animais, porque em caso de falha na coleta, é possível esperar por mais algum tempo pelo carro coletor.

3)Acondicione bem o lixo e guarde em um cantinho da casa. Se não quiser manter o lixo dentro de casa, mantenha-o ensacado fora, porém em local protegido e alto, de forma a dificultar o acesso de animais como cães e gatos.

4)Se o carro coletor demorar a passar não jogue as sacolas na rua, nos igarapés, barrancos! Não contribua para a proliferação de lixeiras viciadas. Ajude a fazer de Manaus uma cidade melhor e mais limpa.