Publicidade
Manaus
SAÚDE

Senac lança cartilha de orientação para profissionais de beleza em Manaus

A cartilha começou a ser distribuída hoje nas escolas profissionalizantes do ramo de beleza. Ela também será distribuída nas escolas públicas da rede municipal 09/08/2017 às 10:30
Show senac
A cartilha educativa orienta quanto à esterilização de objetos cortantes utilizados nos serviços de estética (Foto: Euzivaldo Queiroz)
Isabelle Valois Manaus (AM)

 Uma cartilha de orientação aos profissionais de beleza relacionado à saúde do cliente e do próprio profissional foi lançado na manhã desta quarta-feira (9) na unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) do bairro Cidade Nova, na rua Visconde de Itanhaém, Zona Norte.

A iniciativa é da Anvisa Sanitária do município que tem buscado meios de normatizar o setor de embelezamento desde 2012. A cartilha educativa orienta quanto à esterilização de objetos cortantes utilizados nos serviços de estética, pois eles apresentam um risco sanitário muito alto, especialmente por causa da transmissão de infecções com HIV, Hepatites, Sífilis e demais ISTs.

A cartilha começou a ser distribuída hoje nas escolas profissionalizantes do ramo de beleza. Ela também será distribuída nas escolas públicas da rede municipal como orientação aos pais e familiares dos alunos das instituições. De acordo com a diretora do departamento de Vigilância em Saúde do município, Eunice Alves Mascarenhas, os profissionais de beleza precisam seguir as normas de higienização para evitar o risco a saúde.

"A cartilha vem para reforçar essas normas e caso apareça alguma dúvida sobre o procedimento correto, o profissional poderá consultar na própria cartilha educacional. A vigilância também tem esse caráter de prevenção e a ideia é além do propor uma consulta rápida para esses profissionais e os levá-los a agir conforme a legislação", explicou.