Publicidade
Manaus
Manaus

Senadores pedem ajuda ao governo federal para solucionar crise energética no AM

Vanessa Grazziotin e Alfredo Nascimento usaram a tribuna do Senado para pedir que o governo federal intervenha em favor do Amazonas, buscando uma solução para os constantes blecautes ocorridos na cidade 20/03/2012 às 15:45
Show 1
Alfredo Nascimento
acritica.com Manaus

Os senadores Alfredo Nascimento (PR) e Vanessa Grazziotin (PCdoB) pediram, nesta terça-feira (20/03), durante discurso no Senado, a ajuda do governo federal para solucionar a crise energética no Amazonas, que já dura anos e está sempre acompanhada da promessa de investimentos e melhorias. Só nos últimos cinco meses foram registrados cinco blecautes na cidade de Manaus. Ontem, a direção da concessionária Amazonas Energia admitiu que o sistema já não supre a necessidade da capital.

Vanessa usou a tribuna para cobrardo governo federal uma solução para os recorrentes apagões. “No último domingo, a luz foi embora às 3h e só voltou a partir das 10h. A cidade inteira de Manaus ficou sem luz por, no mínimo, 4 horas. Na segunda-feira, a cidade voltou a ficar às escuras e, segundo a fornecedora, o problema foi decorrente do apagão da véspera”, relatou.

Vanessa Grazziotin lamentou a paralisação da capital – que tem dois milhões de habitantes, 500 fábricas e é detentora do sexto maior produto interno bruto do país – por falta de luz e, em decorrência disso, de água. Também reclamou dos prejuízos à população, ao comércio, às escolas, à Zona Franca de Manaus e ao polo eletroeletrônico, o maior da América Latina.

A senadora informou que terá uma reunião, na próxima quarta-feira (21/03), com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, e com o líder do governo, Eduardo Braga (PMDB-AM), na qual pedirá a formação de um grupo de técnicos e acadêmicos de Manaus que acompanhe a Amazonas Energia na tentativa de resolver a demanda.

Já Alfredo aproveitou a oportunidade para afirmar que é imprescindível que o governo federal se una ao governo estadual para definir uma solução para o problema de abastecimento de energia, já que está foi uma das promessas de campanha da presidenta Dilma Rousseff. ”Os cidadãos do Amazonas e de Manaus que lhes concederam seus votos e esperanças, esperam que ela (Dilma) possa atender a esse apelo. Eu conheço a força e o peso das decisões do palácio do planalto, sua capacidade de articular solução rápida e efetiva para os problemas. Que essa força se faça presente no estado  do  Amazonas,  para  tirar  nossa  população  do  escuro  de  uma  vez  por todas”, acrescentou.