Publicidade
Manaus
Manaus

Serafim Corrêa (PSB) oficializa candidatura com discurso otimista, em Manaus

O canditato volta a luta para concorrer ao cargo de prefeito da capital do Amazonas. Serafim foi derrotado nas urnas, na última eleição municipal de Manaus, no segundo turno, em 2008, pelo então prefeito Amazonino Mendes. Ele comandou a prefeitura municipal de 2004 a 2008 24/06/2012 às 08:48
Show 1
Serafim comemora candidatura com a comitiva durante convenção
Thiago Gonçalves Manaus (AM)

Na oficialização da candidatura à prefeitura de Manaus, o ex-prefeito Serafim Corrêa, do Partido Socialista  Brasileiro (PSB), aproveitou o tom do discurso para anunciar soluções para a capital do Amazonas, que segundo ele, foi abandonada pela gestão de atualmente. “A atual administração largou Manaus. O próprio prefeito já assumiu isso”, declarou.

As promessas foram feitas ao lado do candidato a vice-prefeito deputado estadual lincenciado, Marcelo Ramos, na manhã deste sábado (23), na quadra da escola de samba Balaku-Blaku, próxima à sede do partido, no centro de Manaus.

O PSB lançou a coligação "Agora, somos nós e o povo", e firmou aliança com o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). Estão cotados 82 nomes para candidatos a vereador pela coligação, todos com a Ficha Limpa, segundo Serafim. No total, são 71 do PSB e 11 do PSOL. "Ainda não está confirmado, porque candidatar alguém exige um processo muito burocrático, mas estamos trabalhando para que todos consigam concorrer", disse o candidato.


Entre os programas anunciados pelo prefeiturável está o “Mãe Manauara”, que conforme a promessa, dará apoio às grávidas do início da gestação até o nascimento do bebê. “O programa será uma referência onde todos os serviços para grávidas serão prestados. Elas passarão a ter a garantia de todo o pré-natal”, disse. Serafim anunciou que o prédio da Santa Casa de Misericórdia de Manaus, no Centro, será reativado para receber o programa. “A proposta cabe no orçamento da Semsa (Secretaria Municipal de Saúde)”.

Outro programa anunciado pelo candidato é o projeto “Um computador por aluno” destinado aos 180 mil alunos do ensino fundamental de Manaus. “Nós vamos implantar o programa com os recursos da secretaria municipal de educação, que chegam a R$ 30 milhões por ano”, anunciou. O projeto é um modelo do nordeste do país, que segundo o candidato, deu certo lá.

O candidato à prefeitura anunciou, ainda, o programa “Resgate do Centro” que conforme ele vai tirar os trabalhadores do comércio informal. “Quem se dispuser terá a isenção de tributos municipais”, afirmou.

Homologação

A convenção do PSB contou com a presença de, aproximadamente, 300 pessoas, entre elas os 82 candidatos que o partido deve lançar para as vagas da Câmara Municipal de Manaus. Além de cinco prefeituráveis dos municípios de Apuí, Boa Vista dos Ramos, Novo Airão, Presidente Figueiredo e Urucurituba.

Eleições

Serafim Corrêa foi derrotado nas urnas, na última eleição municipal de Manaus, no segundo turno, em 2008, pelo então prefeito Amazonino Mendes. Para ele, este ano a expectativa é boa. “O PSB é um pólo na cidade de Manaus. Nos fomos ao segundo turno em quatro eleições. De 96 pra cá, nos fomos ao segundo turno em três. Fomos ao segundo turno em 96, 2004 e em 2008. E agora, mais uma vez na luta. Nós temos a convicção de que vamos construir essa vitória nas ruas. Indo ao segundo turno, vamos vencer as eleições”, avaliou. Ele comandou a prefeitura de Manaus de 2004 a 2008. Serafim entrou para a política em Manaus, em 1988.

As campanhas dos candidatos do PSB devem iniciar antes da primeira quinzena do mês de julho. “Daqui até o dia 5 de outubro vamos tratar da burocracia dos registros das candidaturas. A partir do dia 10 de julho iniciamos as campanhas”, informou Serafim Corrêa. A lei eleitoral permite as propagandas políticas a partir do dia 6 de julho, no Rádio e na TV.

Verbas

O ex-prefeito Serafim Corrêa frisou que a acusação de desvios de verbas durante a sua atuação na prefeitura de Manaus foi uma história criada pelo prefeito Amazonino Mendes. “A acusação de rombo foi factóide que o Amazonino criou”, declarou. “Está tudo transparente na internet”, completou.

Transporte Público

Serafim aproveitou para reafirmar o compromisso que considera importante para a população de Manaus, que na sua avaliação, sofre com o transporte público. “Nós vamos trazer de volta a integração temporal, a domingueira, pagamento em dinheiro na catraca. Esse é um compromisso nosso, principalmente, com os estudantes de Manaus”, afirmou.

Ele relembrou que os benefícios citados (tarifa com bônus de tempo na locomoção, valor reduzido aos domingos e pagamento da passagem sem uso de créditos em cartão) foram criados por ele e extintos atualmente. “Assumimos esse compromisso com os estudantes de Manaus, mas que foi tirado deles na administração atual”, disse.

Água

Outra promessa do candidato é a reestruturação do abastecimento de água e esgoto em Manaus. “Nós vamos voltar com o programa de água em Manaus que demos início na nossa gestão”.