Publicidade
Manaus
PREVENÇÃO

Serviço de odontologia reduz a probabilidade de infecções em hospitais

Serviço é coordenado pelo cirurgião dentista David Pita no Hospital e Pronto_Socorro Delphina Rinaldi Abdel Aziz 18/04/2017 às 16:25
Show dentista033333
O serviço de odontologia hospitalar tem como objetivo de prevenir casos de infecções. Foto: Divulgação
acritica.com

Os pacientes internados no Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Delphina Rinaldi Abdel Aziz contam com o serviço de odontologia hospitalar com o objetivo de prevenir casos de infecções. A boca é a porta de entrada de inúmeras doenças, dentre elas as infecções hospitalares, pulmonares, renais e do revestimento interno do coração, o chamado de endocárdio. O HPS Delphina Aziz é uma unidade da Secretaria de Estado de Saúde (Susam) administrada pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed).

O serviço é coordenado pelo cirurgião dentista David Pita, membro do Colégio Brasileiro de Odontologia Hospitalar e Intensiva. “O risco dessas infecções afeta, especialmente, o paciente com baixa imunidade. O Ministério da Saúde registra média de 15,5% de infecções hospitalares por ano no Brasil, enquanto no resto do mundo os índices giram em torno de 5%. A introdução de um protocolo de higienização bucal, bem como a atuação do cirurgião dentista nos hospitais, é essencial para evitar a proliferação de bactérias e fungos, que, além de prejudicar a saúde bucal e o bem-estar do paciente, pode propiciar outras infecções e doenças sistêmicas. Reduz, significativamente, casos de pneumonia associado à ventilação”, declarou.

 Diariamente, David Pita avalia os pacientes internados no Delphina Aziz quanto ao controle de placa bacteriana na cavidade bucal e orofaringe, identifica e preveni lesões de mucosa, presença de corpo estranho, dor em região orofacial ou dificuldade na movimentação dos maxilares. Assim, identifica e elimina focos infecciosos e, com isso, diminui os riscos de infecção respiratória. “Esse trabalho proporciona conforto e bem-estar ao paciente”, afirmou David Pita.

O soldador Josemias Ribeiro, um dos pacientes do HPS, disse que recebeu orientações e o tratamento, que entendeu como algo importante para a recuperação dele 

Higienização também proporciona conforto
Nas Salas Vermelhas da unidade, locais onde é dada assistência aos casos mais graves, é realizada a higienização bucal dos pacientes com apoio da equipe de enfermagem. Nas enfermarias, o cirurgião dentista orienta sobre a importância da correta higiene bucal durante a internação. “Os pacientes expressam surpresa com o serviço e, ao mesmo tempo, satisfação. Demonstram sensação de conforto e bem-estar por conta do resultado causado pela higienização”, disse.

O soldador Josemias Ribeiro, 36, deu entrada na unidade e gostou do serviço do cirurgião-dentista. “Eu já sabia que problemas na boca podem prejudicar a recuperação e achei bastante válidas as orientações que eu recebi. São importantes para minha recuperação”, disse.

O trabalho do cirurgião nos hospitais é respaldado pela Resolução 162/2015 do Conselho Federal de Odontologia que reconhece o exercício da odontologia hospitalar pelo cirurgião-dentista.