Publicidade
Manaus
Manaus

Serviços que funcionam no feriado da semana da pátria

Só nesta semana, o amazonense tem em seu calendário dois feriados, que mudam a rotina de repartições públicas e privadas. Confira o funcionamento de PAC’s, bancos, loterias, correios, unidades de saúde e comércio 04/09/2012 às 11:59
Show 1
Nesta quarta (5) o funcionamento das casas lotéricas de Manaus é facultativo. Na sexta (7) nenhuma loteria deve funcionar por conta do feriado nacional
Evelyn Souza e Milton Oliveira Manaus

Por conta do feriado prolongado referente à Elevação do Amazonas à Categoria de Província, comemorado nesta quarta-feira (5) e a Independência do Brasil comemorado na sexta (7), alguns serviços que são disponibilizados diariamente a população não devem funcionar em Manaus.

Na quinta (6) a Prefeitura de Manaus decretou ponto facultativo devendo voltar às atividades normais nas repartições públicas municipais somente na segunda (10).

Pac’s
Os serviços disponibilizados pelos PACs (Pronto Atendimento ao Cidadão) não irão funcionar de quarta (5) a sexta (7), voltando à normalidade apenas na segunda (10).

Apenas o serviço da Farmácia Popular que funciona dentro do PAC Compensa - Avenida Brasil - vai disponibilizar atendimento na quinta (6) de 8h às 17h e no sábado de 8h as 12h.

Bancos
As agências bancárias não vão abrir para atendimento na quarta (5) e sexta (7), apenas na quinta (6) no horário normal de 9h às 15h.

Loterias
Nesta quarta (5), o funcionamento das casas lotéricas de Manaus é facultativo, retornando a normalidade na quinta (6) quando haverá o sorteio da loto fácil da independência que premiará R$ 40 Milhões. Na sexta (7) nenhuma loteria deve funcionar por conta do feriado nacional.

Serviços de saúde

A Maternidade Municipal Dr. Moura Tapajoz e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-192) manterão plantão de 24 horas para atender à população nos dias 5, 6 e 7, bem como no final de semana (dias 8 e 9).

As Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) e Policlínicas, que fazem o atendimento ambulatorial, não funcionarão neste período.

As três unidades do Programa Farmácia Gratuita instaladas nos terminais de ônibus da Cidade Nova (T3), Jorge Teixeira (T4) e do São José (T5), ambos na zona Leste e no V-8 seguem esta mesma programação, retomando o atendimento na segunda-feira (10).

O serviço SOS Vida cumprirá a agenda previamente marcada de remoção de pacientes para realização de alguns procedimentos, como é o caso de hemodiálise.

No Estado, toda a rede de urgência e emergência que integra serviços de pronto atendimento (SPA), unidades de pronto socorro para adultos e crianças, e maternidades estarão funcionando.

Detran

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detram-AM) informou que o atendimento desta semana será concluído hoje às 14h e nos postos de Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) às 17h. O retorno das atividades está marcado para a próxima segunda-feira.

Policiamento

Durante os dias de feriado, a Polícia Militar vai reforçar o policiamento nas estradas que dão acesso aos municípios do interior do Estado. Na capital, o policiamento segue normalmente em todas as zonas da cidade, informou a Secretaria de Segurança Pública (SSP).

A Polícia Civil manterá os plantões nos distritos integrados de polícia (DIPs) e em delegacias especializadas, como a de Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), e de Apuração de Atos Infracionais (Deaai), Zona Centro-Oeste.

Correios

A Diretoria Regional dos Correios informou que todas as agências funcionarão nos dias 6 e 8 de setembro (quinta-feira e sábado), em horário normal, quando podem ser utilizados os serviços de postagem e do Banco Postal. Nos feriados de 5 e 7 de setembro, não haverá atendimento.

As agências próprias funcionam das 8 às 16h nos dias úteis e há atendimento das 8 às 12h aos sábados nas unidades Monsenhor Coutinho, Saldanha Marinho, Cidade Nova, Colônia Antônio Aleixo e André Araújo.

As unidades próprias do Studio 5 e do Millenium Center funcionam das 10 às 19h nos dias úteis e das 10 às 14h no sábado. As agências fraqueadas Manaus Plaza Shopping, Eldorado, Le Bom Marchê e Vieiralves funcionam das 9 às 17h nos dias úteis e das 8 às 12h aos sábados.

Comércio no Centro e shoppings

O comércio da cidade se prepara para funcionar em horário especial nesse feriado da Pátria. As lojas do Centro da cidade abrirão as portas normalmente no feriado. Já na sexta-feira, o funcionamento será especial, das 7h até às 13h.

Na quinta-feira, o horário de funcionamento dos shoppings será normal, de 10h às 22h. Enquanto no Dia da Independência, sexta-feira, os centros comerciais irão abrir a partir do meio-dia e fechar às 21h.

Na sexta-feira, o Manauara Shopping, que fica na Rua Recife, Adrianópolis, abrirá a praça de alimentação e áreas de lazer, como cinema e teatro, das 12h às 22h. As lojas irão funcionar das 14h às 21h.

O Amazonas Shopping também abrirá praças de alimentação, cinemas e play de 12 às 22h e lojas de 14 às 21h.

O Manaus Plaza Shopping, que fica na Avenida Djalma Batista, Chapada, apenas a loteria terá horário diferenciado (das 9h às 17h) amanhã. No dia 7 de setembro, as lojas funcionarão de 15h às 21h, com exceção das Lojas Americanas que estará aberta de 13h às 21h.

Já a Praça de Alimentação funcionará entre 12h e 21h. Nos dias de feriado o Hiper DB funcionará de 8h às 22h, enquanto os Cinemas abrirão as portas de 13h30 às 23h30. Já a academia, os correios, a loteria estarão fechados para o público na sexta. Já a unidade da Uninorte também entra em recesso de 05 a 08 de setembro.

No caso do Millennium Shopping, o funcionamento será em horário reduzido, com abertura da praça de alimentação ao meio-dia e fechamento às 22h. As lojas e quiosques funcionarão entre as 14h e as 20h, enquanto os cinemas abrem normalmente às 13h30.