Publicidade
Manaus
empregos

Sine Manaus realizou mais de 82 mil atendimentos no primeiros meses do ano

Entre janeiro e abril deste ano, o órgão realizou 5,6 mil encaminhamentos e posicionou 462 pessoas no mercado de trabalho em Manaus 16/05/2016 às 09:52 - Atualizado em 16/05/2016 às 09:53
Show 1083487
Os atendimentos incluem solicitação de seguro desemprego e requisição de encaminhamento para o mercado de trabalho (Divulgação)
ACRITICA.COM

Entre janeiro e abril deste ano, o Sistema Nacional de Emprego em Manaus (Sine-Manaus) já realizou 82,3 mil atendimentos nos vários serviços que oferece à população na cidade. Desse total, o órgão já encaminhou 5,6 mil pessoas ao mercado de trabalho no primeiro quadrimestre do ano, superando a meta estabelecida para 2016.

O balanço abrange as unidades do Centro e da Cidade Nova, zona Norte e foi divulgado pela instituição, que é administrada pela Prefeitura de Manaus, por meio de convênio entre o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e a Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Desenvolvimento (Semtrad).

Os números são considerados positivos pelo diretor do Sine Manaus, Murilo Cunha, mesmo indo de encontro às habilitações do seguro desemprego, que alcançaram mais de 18 mil trabalhadores no período.

“Provavelmente, este é o maior público recebido pelo Sine Manaus em sua série histórica, com cerca de vinte mil pessoas por mês, que representam o retorno do trabalhador , ao órgão, não apenas para receber o benefício do seguro desemprego como também para pleitear as vagas oferecidas, que este ano já registraram aumento frente ao ano anterior”, destacou o diretor.

Números

Dos 82.329 atendimentos realizados no período, de acordo com a instituição, mais da metade (43.439) foram atendimentos referentes a serviços variados. Em re lação ao benefício do seguro-desemprego, foram feitos 18.849 mil atendimentos.

Já no que diz respeito à geração de novos empregos , o sistema atendeu 10,9 mil pessoas inscritas, ofertou 3.082 vagas, encaminhou 5.613 trabalhadores e posicionou, até o momento, 462 pessoas no mercado de trabalho local.

O número de colocados no mercado de trabalho ainda não está fechado, uma vez que ainda faltam os dados consolidados do mês de abril. “O preenchimento da vaga só é computado, no momento em que a empresa entrega o documento que comprova a contratação junto ao Ministério do Trabalho. Na maioria das vezes esse processo é demorado”, explicou o diretor, que acredita que o número de colocados alcance a marca de 700 novas contratações.

Unidades Ainda de acordo com o levantamento do órgão, a maior parte dos atendimentos nos primeiros quatro meses do ano foram realizados na unidade do Sine no Centro de Manaus. Foram 52.293 pessoas recebidas contras 30.034 que procuraram a unidade localizada no bairro Cidade Nova, na zona Norte da cidade. O número de encaminhamentos para o mercado de trabalho também foi maior no Centro (4.144 pessoas e 325 colocados) frente os 1.469 encaminhados e 107 colocados pela unidade da cidade Nova.