Publicidade
Manaus
Manaus

Taxistas de Manaus vão a São Paulo buscar segurança

De acordo com a comissão dos taxistas da capital do Amazonas, a cabine, equipamento que será adquirido na cidade de São Paulo (SP), é 100% segura e a primeira a ser utilizada no Brasil 19/07/2012 às 15:36
Show 1
Representantes da Cetapan vão à sede da fábrica de cabines em São Paulo
Thiago Gonçalves Manaus (AM)

Com a ameaça constante de assaltos seguidos de morte contra motoristas de táxis, representantes da Comissão dos Taxistas Auxiliares e Permissionários de Manaus (Cetapam), viajam para São Paulo (SP) na noite desta sexta-feira (20), para receberem o modelo da cabine blindada anti-disparos de arma de fogo, que os trabalhadores utilizarão na capital. A primeira cabine deve chegar a Manaus na próxima terça-feira (24).

De acordo com o presidente da comissão, Jorge Santana, a cabine é 100% segura e a primeira a ser utilizada no Brasil. “São cabines a prova de balas, resistentes e seguras, projetadas e fabricadas em São Paulo”, afirmou. “Nós vamos ser os primeiros a utilizar os equipamentos seguros”, declarou Santana.

Jorge informou que a conquista veio através de um projeto criado pela Cetapam e proposto para a empresa fazer a execução. “O projeto é através da Agência de Fomento Estado do Amazonas (Afeam) com crédito de até 10 milhões. Se todos os 4,21 mil taxistas de Manaus aprovarem o equipamento, eles poderão adquirir com o financiamento. O governo do Estado vai dar o aval também”, colocou.

Segundo Santana, as cabines devem ser aprovadas pelas polícias Civil e Federal, e pelo Exército Brasileiro. “As cabines possuem quatro níveis de segurança. No caso do nível I, a proteção é para os tiros de armas de fogo de calibres 22 a PT. 40, além de rifles”, explicou.

O representante da categoria adiantou que a direção da empresa mostrou intenção em atuar em Manaus após uma reunião, em que foram apresentados os casos de assaltos seguidos de morte contra os trabalhadores. “Manaus deve ser pioneira na fabricação das cabines blindadas, 100% seguras. A empresa estuda o plano de atuação que deverá ser desenvolvido em um prédio na Rua Boa Sorte, bairro Presidente Vargas, Zona Sul. A expectativa é que gere 190 empregos, primeiramente”. Ainda não há definição de data.

Produção

O equipamento é fabricado pela empresa Blindaço Blindagens Especiais, considerada líder entre as empresas que atuam no setor de blindagem arquitetônica no Brasil, sendo especializada na fabricação, instalação e manutenção de produtos blindados para a construção civil.

Violência

A Polícia Civil investiga sete casos de mortes de motoristas de táxi em Manaus. Na maioria dos casos os crimes ocorreram durante roubos. Jorge Santana disse que a preocupação pela segurança dos taxistas é grande e, que o número de vítimas, nos sete primeiros meses do ano é assustador. "Os bandidos estão na impunidade. Esparamos que a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) nos apresente bons resultados das inventigações sobre esses bandidos", frisou.

Lei

Depois de mobilizações por conta dos crimes contra a categoria dos taxistas, o prefeito Amazonino Mendes (PTB) sancionou, no dia 28 de Junho, a Lei 1.678, a qual dispõe sobre a utilização de cabine de segurança blindada nos veículos destinados para os serviços de taxis.