Publicidade
Manaus
Manaus

"Tínhamos dificuldades em discutir desenvolvimento sustentável", diz FHC durante Fórum de Sustentabilidade

O ex-presidente foi o primeiro palestrante do 2º dia e relatou as dificuldades enfrentadas pelos países em desenvolvimento para aderir o desenvolvimento sustentável 24/03/2012 às 18:50
Show 1
Fernando Henrique Cardoso participa do Fórum Mundial de Sustentabilidade
Mariana Lima Manaus

O segundo dia do 3º Fórum Mundial de Sustentabilidade, nesta sexta-feira (23), em Manaus, contou com a palestra do ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, sobre o desafio do desenvolvimento sustentável, principalmente para os países em desenvolvimento.

Fernando Henrique iniciou seu discurso dando um panorama sobre a mudança de pensamento dos dirigentes de países em desenvolvimento desde o encontro em 72, em Estocolmo, até os dias atuais. “Na década de 70 era fácil ouvir as pessoas elogiarem a poluição, pois era sinal de desenvolvimento. Os países tinham muita dificuldade em discutir desenvolvimento sustentável", lembra.

Segundo o ex-presidente, temas como sustentabilidade e economia verde só começaram a ser tratados após os estudos do buraco na camada de ozônio, o que acarretou maior interesse na discussão do tema na conferência no Rio de Janeiro em 1992.

Quanto aos atuais desafios, FHC falou que acima de tudo é necessário se preocupar em preservar o meio ambiente. “É um atraso pensar que destruir a floresta é a solução, quando é totalmente ao contrário”, disse Fernando Henrique.

Segundo FHC, é necessário haver maior interesse por parte dos parlamentares sobre o tema. “Atualmente vemos que os jovens estão discutindo bastante a Sustentabilidade. Esse mesmo interesse não é visto nos partidos políticos, por exemplo”, relata.

O ex-presidente afirma ainda que o Brasil possui condições de encarar os desafios de forma positiva: “Nós temos a floresta Amazônica e ao mesmo tempo estamos crescendo industrialmente. É necessário fazermos com que seja possível o desenvolvimento sustentável no país”.

Fernando Henrique disse ainda que pensar em uma solução urgente para o meio ambiente trata-se de uma questão moral: “O desafio de por em prática o desenvolvimento sustentável é uma questão moral, de vida”, conta lembrando que as mudanças climáticas interferem diretamente na vida dos seres vivos.

“As mudanças climáticas acarretarão na extinção de várias espécies de animais. É preciso manter o foco: Se não cuidamos do meio ambiente os mais pobres como os africanos serão os mais afetados”, conclui.

“Declaração”

O discurso descontraído do ex-presidente foi surpreendido com a participação da ex-deputada federal Beth Azize, que “invadiu” o palco no momento em que FHC fazia seu pronunciamento.