Publicidade
Manaus
Cotidiano, Saúde, tabagismo, Semsa

Tratamento de fumantes em Manaus é tema de seminário

A programação do “I Seminário sobre Tratamento de Fumantes em Manaus” inicia com uma palestra do médico pneumologista Ricardo Henrique Meireles, do INCA 23/04/2012 às 11:50
Show 1
De acordo com pesquisa, em Manaus o índice de adultos fumantes está na faixa de 11,9%, abaixo da média nacional (14,8%)
acritica.com Manaus

O tratamento de fumantes, as doenças decorrentes do vício do tabagismo, as políticas públicas sobre o tabagismo, serão alguns dos temas abordados, durante o “I Seminário Municipal sobre Tratamento de Fumantes em Manaus”, que inicia nesta terça-feira (24) e encerra na quarta-feira (25). Promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), o evento será realizado no auditório da Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM), localizada no bairro Paque Dez de Novembro, Zona Centro-Sul de Manaus.

As pessoas interessadas em participar do seminário ainda podem se inscrever, por meio dos telefones 3216-7751 e 3216-7760, da Coordenação Municipal do Programa de Controle do Tabagismo. A inscrição é gratuita.

O seminário será uma oportunidade para atualização dos profissionais da rede que já desenvolvem as ações do programa, mas também disponibilizará vagas para acadêmicos e outros profissionais da área da Saúde.

A Prefeitura de Manaus já oferece o serviço especializado que dá suporte a pessoas que querem deixar de fumar, em 11 unidades de saúde. No mês de maio, mais cinco Ambulatórios para Tratamento de Fumantes serão implantados na rede municipal, para fortalecer ainda mais as ações voltadas para esse público.

Conforme dados divulgados pelo Ministério da Saúde na semana passada, com base na pesquisa VIGITEL 2011, o índice de adultos fumantes em Manaus está na faixa de 11,9% – abaixo da média nacional (14,8%). Por sexo, a prevalência de fumantes é de 7,6% entre as mulheres, e de 16,7%, entre os homens.

A programação do “I Seminário sobre Tratamento de Fumantes em Manaus” inicia com uma palestra do médico pneumologista Ricardo Henrique Meireles, do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Ele apresentará um panorama do Programa Nacional de Controle do Tabagismo.

Outros temas como os aspectos da dependência associada ao tabagismo; as doenças cardíacas, pulmonares e os tipos de câncer associados ao uso do cigarro; e a importância das ações de controle do tabagismo nas escolas, também fazem parte da programação do evento.