Publicidade
Manaus
Manaus

TRE-AM concede tropas federais para a segurança nas eleições de Parintins e Barcelos (AM)

As Zonas Eleitorais alegaram que as eleições nos municipios são acaloradas e que o número de policiais não é expressivo. 13/07/2012 às 01:09
Show 1
No total, o TRE-AM recebeu 32 pedidos de envio de tropas federais para o interior
acritica.com Manaus

A fim de garantir a ordem na votação e apuração dos resultados das eleições deste ano, o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas, em sessão plenária nesta quinta-feira (12) proferiu decisões favoráveis sobre o envio de tropas federais aos municípios de Barcelos e Parintins (municípios a 405 e 325 quilômetros de Manaus, respectivamente).

As Zonas Eleitorais alegaram que havia a necessidade das presenças das forças, pelas eleições serem caracterizada como acaloradas e que nas ultimas eleições, policiais militares enviados aos municípios não foram em números suficientes. Em Barcelos a situação é escassa. Há cerca de dois policiais militares por dia para fazer o policiamento ostensivo, conforme foi relatado no pedido.

Já em Parintins, segundo maior colégio eleitoral do Amazonas, o relatório consta que há ‘animosidade entre grupos rivais que disputam as eleições locais’. Em 2008, houve suspeitas de que policiais estivessem comprometidos em beneficiar determinado candidato. Segundo estudo da PM, há 112 policiais no município para atender as 206 seções eleitorais.

O TRE/AM recebeu mais de 30 pedidos de envio de militares das Forças Armadas para municípios do interior, a maioria com a alegação do baixo número de policiais militares nas cidades. A PM-AM indicou que 56 das 59 zonas eleitorais do interior do Estado apresentavam mais de 60% de chance de registro de violência e de crimes eleitorais por causa do pleito deste ano.