Publicidade
Manaus
Manaus

TRE/AM confere pontos de transmissão

Para garantir a realização simultânea dos votos, técnicos do TRE-AM realizam os últimos ajustes no sistema de transmissão de dados, instalado em pontos estratégicos da capital e do interior 06/10/2012 às 17:53
Show 1
Simulação foi realizada com o transmissor utilizado para envio dos dados da eleição, o BGAN
Luana Gomes Manaus

No final da tarde deste sábado (6), os técnicos do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) realizam os últimos ajustes nas escolas destinadas ao pleito a ser realizado neste domingo (7). Na manhã deste sábado (6) uma simulação foi realizada com o transmissor utilizado para envio dos dados da eleição, o BGAN.

A rede global de banda larga permite a transmissão de dados por satélite em tempo real. Com ele, é possível realizar a contagem de votos das urnas instaladas no Estado. De acordo com o TRE-AM, foram 7.545, das quais 3.319 estão em Manaus.

O secretário de Tecnologia de Informação do órgão, Jander Valente, comentou que os testes foram feitos nos 170 pontos de transmissão na capital, junto a uma equipe de 200 funcionários. Valente lembrou que, desde o dia 03, o Tribunal realiza verificações no interior do Estado, que conta com 350 pontos de transmissão.

A partir da simulação, o secretário comentou que há uma expectativa de que 90% dos votos sejam contabilizados e divulgados na capital a partir das 18 horas, caso as eleições ocorram normalmente. No restante do Estado, a previsão é que este mesmo percentual seja enviado a rede a partir das 19 horas. “Estas análises verificam as conexões de dados nas escolas, se estão apropriadas, porque tudo é transmitido simultaneamente”, frisou.

Neste domingo (7) os técnicos ainda participam de uma palestra final na capital sobre os procedimentos a serem tomados.