Publicidade
Manaus
Manaus

TRE mobiliza 13 mil mesários para o 2º turno em Manaus

Votação de domingo contará ainda com reforço dos técnicos da Justiça Eleitoral que atuaram nos municípios no 1º turno 20/10/2012 às 17:09
Show 1
Inserção dos dados dos candidatos a prefeito de Manaus nas 3.327 urnas eletrônicas será concluída na quarta-feira
kleiton Renzo Manaus (AM)

Um exército de 13.189 mil pessoas, entre mesários, técnicos de urnas e  de transmissão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), será mobilizado na eleição de domingo quando será decidido que irá comandar a Prefeitura de Manaus nos próximos quatro anos.

Das 3.327 urnas eletrônicas que serão utilizadas na votação, 2.025 já tiveram o programa de votação atualizado com as informações dos candidatos Artur Neto (PSDB) e Vanessa Grazziotin (PCdoB), segundo o presidente do pleito 2012, Abraham Campos Peixoto, Juiz de Direito da 16ª Vara Cível de Acidentes do Trabalho do Tribunal de Justiça (TJ-AM), e responsável pela  65ª Zona Eleitoral da capital, no bairro do Aleixo. “Os trabalhos estão dentro do cronograma e no mais tardar na próxima quarta-feira, todas as urnas estarão prontas para serem distribuídas às zonas eleitorais”, disse o magistrado.

Na segunda-feira, os técnicos do TRE-AM irão programar mais 620 urnas eletrônicas, e na terça-feira, o trabalho finalizará com as últimas 682 urnas. A expectativa do juiz Abraham Campos é montar as seções de votação na quinta-feira e na sexta-feira, começar o trabalho de distribuição dos equipamentos pelas zonas eleitorais mais distantes da sede do município.

“Concluiremos o trabalho (inserção de dados dos candidatos nas urnas) na quarta-feira e a distribuição inicia de imediato na quinta-feira. Vamos priorizar as zonas com os locais mais distantes. Temos zona fora de Manaus, no Rio Cueiras, que precisa ir de barco, e outras indo pela AM-010, na direção de Itacoatiara. Apesar de distantes, não são obstáculos”, esclareceu o juiz eleitoral.

Faltosos

Nas eleições de primeiro turno, dos 1.178 milhões de eleitores aptos a votar, um total de 171,9 mil deixaram de comparecer às seções eleitorais, o que correspondeu a 14,59% de abstenção. O número é tão expressivo que representa mais do que a votação do terceiro colocado na eleição, o deputado federal Henrique Oliveira (PR), que recebeu 156.648 mil votos. O tucano Artur Neto, ficou com 40,55% dos votos válidos, total de 385.855 mil votos; a senadora Vanessa Grazziotin recebeu 189.861 mil votos, ou 19,95% da votação.

“Nessa perspectiva a tentativa do Tribunal é diminuir esse número (de faltosos). No primeiro turno nós trabalhamos a questão do transporte público gratuito e conseguimos colocar 100% da frota de ônibus nas ruas. Também trabalhamos as campanhas de conscientização do voto, mas não há muito o que a gente possa fazer além disso”, explicou Abraham Campos.

(A íntegra deste conteúdo está disponível para assinantes digitais ou na versão impressa).