Publicidade
Manaus
Manaus

Trinta e dois mil eleitores faltosos correm o risco de terem os títulos cancelados

O número representa 1,5% do eleitorado do Estado, que hoje totaliza 2.172.743 pessoas. Desses, 1.185.109 estão concentrados na capital Manaus 21/02/2013 às 10:01
Show 1
Dia 25 de abril é o prazo final para a regularização
acritica.com Manaus

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) identificou em seu sistema 32 mil eleitores com ausência consecutiva nas três últimas eleições, dos quais 19,4 mil (60,71%) estão cadastrados na capital e 12,6 mil (39,29%) no interior. Eles têm entre os dias 25 de fevereiro e 25 de abril para se regularizarem junto à Justiça Eleitoral. Caso contrário, terão os títulos cancelados.

O número representa 1,5% do eleitorado do Estado, que hoje totaliza 2.172.743 pessoas. Desses, 1.185.109 estão concentrados na capital Manaus.

Segundo a assessoria do Tribunal, a Seção de Atendimento ao Eleitor (SAE) do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas realizou um levantamento estatístico para divulgação aos veículos de comunicação, com o objetivo de informar a quantidade de eleitores que estão com ausências consecutivas nas últimas três eleições. Vale ressaltar que cada turno eleitoral é computado como uma eleição distinta.

Conforme Ivan Carneiro, Chefe da SAE, o eleitor deve ficar atento e procurar o cartório eleitoral, que possui formas de consultar a situação do eleitor e prestar o atendimento necessário, bem como encaminhar o cidadão para o pagamento de multas ou à central de atendimento.

O cancelamento do título resulta no impedimento de participação em concurso público, da emissão de documentos e, ainda, de contrair empréstimos junto às instituições financeiras, entre outros.