Publicidade
Manaus
SOLIDARIEDADE

Troco Solidário: Hemoam e DB em campanha para ajudar pessoas com doenças de sangue

O projeto levou quase um ano para chegar a esta fase e foi desenvolvido pela Fundação Sangue Nativo junto à Rede de Supermercados DB e à Sefaz-AM 18/10/2017 às 18:19 - Atualizado em 18/10/2017 às 18:27
Show whatsapp image 2017 10 18 at 18.14.43
Campanha será lançada oficialmente a sexta-feira (20) no Hipermercado da avenida Umberto Calderaro Filho, às 10h. Foto: Antonio Lima
Silane Souza Manaus (AM)

Já pensou em transformar o troco de suas compras nos supermercados DB em solidariedade? Isso será possível, a partir desta sexta-feira, por meio da campanha “Troco Solidário”, cujo objetivo é arrecadar doações espontâneas que serão destinadas ao tratamento de pessoas com doenças no sangue atendidas pela Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (FHemoam). 

O projeto levou quase um ano para chegar a esta fase e foi desenvolvido pela Fundação Sangue Nativo, instituição de apoio ao Hemoam, junto à Rede de Supermercados DB e à Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas (Sefaz-AM). Esta última, inclusive, será auditora da campanha, a fim de garantir a transparência das doações quando feitas pelos cidadãos.

A diretora-executiva da Fundação Sangue Nativo, Éricka Rodrigues, afirmou que o dinheiro arrecadado atenderá todas as necessidades da Fundação Hemoam. “Serão beneficiadas desde a coleta de sangue as atividades institucionais e assistenciais ao paciente em tratamento de doenças benignas e malignas do sangue até a construção do Hospital do Sangue”, disse. 

Éricka ressaltou que a população pode fazer o acompanhamento das doações no site da campanha, que deve entrar no ar a partir de sexta-feira, bem como nas redes sociais do projeto. “Teremos esses canais exclusivos para prestação de conta e geração de informações acerca do que for feito com o dinheiro arrecadado e tudo será chancelado pela Sefaz”, garantiu.  

Atualmente, de acordo com a diretora-executiva da Fundação Sangue Nativo, a Fundação Hemoam realiza, em média, 2,5 mil atendimentos por mês. São muitos os pacientes em tratamento de doenças do sangue que vão desde anemia até leucemia e alguns linfomas, sendo que há muitas crianças entre eles. Além disso, em alguns casos, a medicação utilizada é muita cara.  

“A Fundação Hemoam não é só um banco de sangue, ela desenvolve muitas atividades importantes que a sociedade precisa tomar conhecimento”, destacou Éricka. “E com o Hospital do Sangue, que aguarda uma nova licitação para a conclusão das obras, esse atendimento vai ampliar. Pedimos ajuda da sociedade para que isso aconteça e nos ajude a dar um tratamento que todo mundo mereça”, completou.

Projeto deve ser expandido para outras lojas até o dia 23

O gerente de marketing do Grupo DB, Guto Corbett, explicou que, após o lançamento da campanha “Troco Solidário”, na sexta-feira, ao pagar sua compra, o cliente da rede de supermercados pode doar o troco ou parte dele ou ainda outro valor para o projeto. 
O montante será registrado como doação no cupom fiscal e será enviado automaticamente para uma conta da Fundação Sangue Nativo, instituição de apoio a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (FHemoam). 

Corbett ressaltou que a rede de supermercados percorreu um longo caminho para que todos os trâmites legais fossem feitos junto à Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-AM), Secretaria Municipal de Finanças (Semef) e Receita Federal. O processo garante que não há dúvidas acerca do destino das doações feitas pelos clientes do DB. “É um procedimento inédito em Manaus e com a colaboração da Sefaz e a nossa área de tecnologia da informação conseguimos fazer com que ele fosse permitido ser feito dentro do nosso sistema”, afirmou. 

O gerente de marketing afirmou que, no máximo, até o próximo dia 23, a doação do troco pelos clientes poderá ser feita em todas as 22 lojas da rede, em Manaus. Ele destacou que o DB será apenas um intermediário que resolveu apoiar a ideia e investir para fazer com que funcionasse.