Publicidade
Manaus
Manaus

Tropa da Polícia Federal será enviada à Manacapuru (AM)

Medida foi aprovada pelo Pleno do TRE-AM em atendimento a pedido da juíza do município e será encaminhada para o TSE 30/06/2012 às 09:52
Show 1
No total, o TRE-AM recebeu 32 pedidos de envio de tropas federais para o interior
ROSIENE CARVALHO Manaus

Palco de polêmicos conflitos eleitorais em 2008, o Município de Manacapuru é o primeiro a ter o pedido de tropas federais aprovado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) para o pleito deste ano. O pedido, agora, precisa ser aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Manacapuru fica a 84 quilômetros a oeste de Manaus.

No total, o TRE-AM recebeu 32 pedidos de envio de tropas federais para o interior. O último pedido, feito pelo Município de Japurá (a 744 quilômetros a noroeste de Manaus), chegou ao tribunal na quinta-feira. Mas outros municípios ainda podem requisitar tropas federais para o pleito deste ano.

A decisão, tomada na sessão de ontem, foi unânime. A juíza da 6ª Zona Eleitoral (em Manacapuru), Rosália Guimarães foi a autora do pedido. Ela argumentou que o principal motivo para a requisição de tropas federais é o “fato do efetivo da Polícia Militar na localidade ter dado sinais de indesejada parcialidade no último pleito municipal”.

Na ocasião, o então juiz eleitoral de Manacapuru, Luiz Cláudio Chaves, encaminhou ao então presidente do TRE-AM, Ari Moutinho, carta denunciando a parcialidade da Polícia Militar do Amazonas (PM-AM) na cidade. Segundo ele, os policiais faziam “vistas grossas” às ações irregulares de aliados do então governador Eduardo Braga (PMDB) como a entrega de ranchos à noite na casa de eleitores.

Outro motivo para que a segurança do pleito seja reforçada por tropas federais, segundo a juíza, é o cenário político no local ser de total instabilidade em decorrência da troca-troca de prefeitos que vem ocorrendo desde a eleição municipal de 2008.

O Ministério Público Eleitoral foi favorável ao envio de tropas para a cidade que é o segundo maior colégio eleitoral do interior. De acordo com dados do TRE-AM, na última eleição municipal, em 2008, 44 municípios do Amazonas, incluindo Manaus, receberam tropas federais.