Publicidade
Manaus
Manaus

TSE realiza assinatura digital e lacração dos sistemas eleitorais nesta quinta (6)

Este é o dia também a partir do qual os eleitores poderão consultar a segunda prestação de contas parcial dos candidatos e partidos políticos 06/09/2012 às 10:19
Show 1
Fachada do edifício sede do TSE
acritica.com Manaus (AM)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realiza nesta quinta-feira (6) a cerimônia de assinatura digital e lacração dos sistemas eleitorais que serão utilizados no 1º turno das eleições municipais. Este é o dia também a partir do qual os eleitores poderão consultar a segunda prestação de contas parcial dos candidatos e partidos políticos.

Data também em que os partidos políticos e os candidatos são obrigados a divulgar, pela Internet, relatório discriminando os recursos em dinheiro ou estimáveis que tenham recebido para financiamento da campanha eleitoral e os gastos que realizarem, em sítio criado pela Justiça Eleitoral para esse fim.

Já nesta sexta-feira (7) é o prazo para que os cartórios eleitorais entreguem os títulos aos eleitores que pediram inscrição ou transferência de local de votação.

Ainda nesta sexta-feira, o Tribunal Superior Eleitoral convoca os partidos políticos, a Ordem dos Advogados do Brasil e o Ministério Público para a Cerimônia de Assinatura Digital e Lacração dos Sistemas (de votação, de justificativa eleitoral, apuração e sistemas de segurança) a serem utilizados nas eleições de 2012.

Os sistemas servem para que o fiscal no cartório possa verifica se o programa assinado no TSE é o mesmo utilizado instalado e funcionando numa urna eletrônica ou em computador que envia os dados e carga para as urnas.