Publicidade
Manaus
INCLUSÃO

TVLar inaugura loja que conta com aplicativo para auxiliar pessoas surdas nas compras

Por enquanto, o recurso vai estar disponível apenas na loja do Manaus Plaza Shopping, na avenida Djalma Batista 27/09/2017 às 16:46 - Atualizado em 27/09/2017 às 16:47
Show inclus o 123
Fotos: Gilson Mello
Kelly Melo Manaus (AM)

O grupo  TVLar lançou na tarde desta quarta-feira (27) uma parceira com o projeto Giulia, que faz a tradução de informações para a língua brasileira de sinais  (Libras), e se transformou na primeira loja de eletrodomésticos do País a contar com um aplicativo para auxiliar pessoas surdas.

De acordo com o vice-presidente do grupo, Antonio Azevedo, o projeto piloto vai dar mais acessibilidade aos clientes surdos na hora de realizar suas compras. “Isso é  um trabalho de inclusão, onde o cliente passará a ter mais autonomia para consultar as informações dos produtos e suas especificações”, explicou.

Formato

Na prática, o aplicativo Giulia fornece mais uma ferramenta que faz a leitura do QRCode dos produtos, e na tela do celular um avatar em 3D aparece traduz as informações desejadas para a Libras. No mesmo aplicativo, a pessoa surda também consegue conversar com ouvintes pois o aplicativos fazer a tradução da Libras para o português fazendo a leitura do sinais.

Recurso disponível

Por enquanto, o recurso vai estar disponível apenas na loja do Manaus Plaza, mas a proposta da TVLar é  que em breve o projeto seja ampliado para todas as 35 lojas em Manaus.

Segundo o idealizador do Giulia, Manoel Cardoso, o aplicativo pode ser baixado gratuitamente e está disponível na PlayStore. “É  um trabalho em equipe que envolve a inclusão e a acessibilidade, além de transformar vidas. O Giulia é  uma tecnologia que veio para ficar”, afirmou ele.

Aprovação e inclusão

Para os representantes  da Associação de Surdos de Manias  (Asman) a iniciativa vai fazer diferença. “Ficamos felizes com essa iniciativa porque vai nos auxiliar a ter contato direto com o produto. Isso não  era possível antes.  Então, o projeto é  bastante positivo e veio para somar”, afirmou Cesar Augusto.

Atualmente o projeto Giulia está  presente em uma rede de farmácias na capital e está fazendo a tradução do manual de uso de produtos eletrodomésticos e sites.

LEIA MAIS 

Burger King inaugura loja na Av. do Turismo com drive-thru aberto até as 4h

Nova loja da Adidas em Manaus abre 12 vagas com salários a partir de R$ 1,5 mil