Publicidade
Manaus
Manaus

Unidades Móveis de Saúde iniciam atendimento em 4 bairros nesta segunda (27)

As Unidades Móveis de Saúde da Mulher, que oferecem os exames mamografia, ultrassonografia e coleta de exame preventivo de câncer do colo do útero, estarão posicionadas no Parque 10 e na Compensa 26/02/2012 às 21:12
Show 1
Desde agosto de 2011, as " Carretas da Mulher" já realizaram 14.685 exames, entre ultrassonografias, mamografias e preventivos
acritica.com Manaus

Os bairros da Compensa, na zona Oeste; Monte das Oliveiras e Gilberto Mestrinho, na zona Norte; e Parque 10, na zona Sul da cidade, recebem, nesta segunda-feira (27), os serviços das Unidades Móveis de Saúde, da Prefeitura de Manaus. O atendimento nas novas localidades se estenderá até 22 de março, informa o secretário municipal de Saúde, Francisco Deodato.

As Unidades Móveis de Saúde da Mulher, que oferecem os exames mamografia, ultrassonografia e coleta de exame preventivo de câncer do colo do útero, estarão posicionadas no Parque 10 e na Compensa. “Serão duas unidades atendendo no Centro Social Urbano do Parque 10 e duas ao lado da Maternidade Municipal Dr. Moura Tapajóz, na zona Oeste”, explicou Deodato.

O encaminhamento para a realização de exames nas “Carretas da Mulher” – como estas unidades móveis são mais conhecidas – estará sendo feito pelas Unidades Básicas de Saúde, Unidades Básicas de Saúde da Família e Policlínicas da rede municipal de Saúde que funcionam nos dois bairros e adjacências.


Uma Unidade Móvel Médico-Laboratorial – que oferece consultas nas especialidades de Oftalmologia e Pediatria, além de exames laboratoriais – e duas Unidades Móveis Odontológicas iniciam o atendimento na Escola Municipal Nina Lins, que fica na comunidade Monte Pascoal (no Monte das Oliveiras).

Outro conjunto de três unidades móveis passará a prestar os mesmos serviços na Escola Municipal Madre Tereza de Calcutá, no bairro Gilberto Mestrinho. “O atendimento é voltado para os alunos e para moradores das comunidades próximas às escolas, como é o caso do Novo Reino e Nova Floresta, no Gilberto Mestrinho”, disse Deodato.

Balanço

Este ano, as “Carretas da Mulher” já passaram pelos bairros da Cidade Nova, Jorge Teixeira e Coroado, com a realização de 7.122 exames, incluindo 2003 mamografias, 3.129 ultrassonografias e 1.990 coletas de preventivo. As “Carretas Odontológicas”, por sua vez, realizaram 2.021 atendimentos na passagem comunidades Monte Sinai e Engenheiro João Braga, na Cidade Nova. As Unidades de Saúde Médico-Laboratorial realizaram, nestas mesmas comunidades, 1.183 consultas em Pediatria; 1.663 em Oftalmologia, além de realizar 2.326 exames laboratoriais.