Publicidade
Manaus
Manaus

Urna funerária antiga é encontrada em bairro da Zona Sul de Manaus

O pedreiro Marivaldo Oliveira dos Santos cavava o quintal para instalar uma fossa quando se deparou, a cinco palmos de profundidade, com a urna 01/12/2012 às 12:53
Show 1
Homem localiza urna antiga em conjunto de Manaus
Ana Carolina Barbosa e Joana Queiroz Manaus

Uma urna funerária antiga foi localizada, na manhã deste sábado (01/12), pelo pedreiro Marivaldo Oliveira dos Santos, no quintal da casa do cunhado dele, no Conjunto Atílio Andreazza, Japiim, Zona Sul de Manaus. Não se sabe ainda quando o objeto foi depositado no local.

De acordo com o pedreiro, ele cavava o quintal para instalar uma fossa quando foi surpreendido, a cinco palmos de profundidade, com a localização da urna. O pedreiro informou que entrou em contato com o Instituto Médico Legal (IML), o qual esteve no local para recolher a ossada contida nela.

Marivaldo disse, ainda, que contatou o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), para ir ao local, mas até o final da manhã deste sábado a equipe não havia comparecido.

O pedreiro disse que foi informado pelo IML que a ossada será submetida a arqueólogos para avaliação e levantamento das características e época em que os ossos foram depositados no local.

Ele também ressaltou que o local abriga um antigo cemitério indígena, no qual, atualmente, é possível notar algumas urnas expostas à superfície, e que não é a primeira vez que um morador da área de depara com ossadas durante obras.