Publicidade
Manaus
Manaus

Vestibular da UEA mobiliza mais de 49 mil estudantes

Seleção para uma das mais de 3,5 mil vagas na Universidade do Estado do Amazonas mobiliza mais de 49 mil estudantes. As provas serão aplicadas em 49 escolas de Manaus e 78 no interior 10/11/2012 às 14:30
Show 1
Professores promoviam nesta sexta-feira (9) as últimas aulas intensivas com vistas ao vestibular
CAROLINA SILVA Manaus (AM)

O vestibular da Universidade do Estado do Amazonas vai mobilizar 49.021 candidatos, mil policiais militares e 3.400 servidores atuando como fiscais, supervisores e coordenadores. Todos estarão envolvidos na briga por uma das 3.569 vagas oferecidas pela instituição no maior vestibular do Norte. E toda essa mobilização grandiosa para ingressar na instituição em 2013 começa às 13h deste sábado (10).

As provas do vestibular da UEA serão aplicadas em 49 escolas de Manaus e 78 no interior. Neste sábado, os candidatos farão a prova de conhecimentos gerais. Amanhã, será a vez da avaliação dos conhecimentos específicos e da redação.

Os interessados em cursar o ensino superior na instituição a partir do ano que vem passarão pelo menos seis horas concentrados nas 120 questões de múltipla escolha e na redação dissertativa. Cada etapa do certame terá duração de quatro horas e a saída do candidato será permitida somente após três horas do início da prova. Além disso, só poderá ser levado o rascunho com as respostas.

Os vestibulandos responderão, neste sábado, 84 questões de múltipla escolha de conhecimentos gerais com cinco alternativas cada. Amanhã será realizada a segunda etapa, com prova de conhecimentos específicos composta de 36 questões com cinco alternativas e a redação.

Os portões dos locais de prova fecharão pontualmente às 12h50 (horário local), pois o certame terá início às 13h. Mas o recomendado é que o candidato chegue com antecedência de uma hora, para evitar o trânsito intenso ou outros transtornos.

Para não ser prejudicado, outros cuidados também são indispensáveis. A coordenadora de Língua Portuguesa da Escola Idaam, Cíntia Stapola, orienta, por exemplo, que o candidato deve ficar atento à organização do seu tempo para realizar as provas, principalmente no dia da redação.

“O ideal é que o vestibulando comece pelo texto da redação. É recomendável fazer o rascunho, guardá-lo e começar a responder as questões de múltipla escolha posteriormente, sempre atento ao horário. Depois de responder todas as questões, a orientação é que o candidato leia sua redação antes de reescrevê-la na folha que será entregue. É bom para revisar possíveis erros como palavras repetidas”, disse. O recomendado é que o candidato se oriente por meio do relógio dos fiscais.

Veja também: Religiosos farão provas mais tarde

(A íntegra deste conteúdo está disponível para assinantes digitais ou na versão impressa).