Publicidade
Manaus
Manaus

Vettel sobra e conquista a 2ª pole do ano no Canadá; Massa larga em sexto

Neste sábado, o alemão fez o melhor tempo do treino livre da manhã e, na hora decisiva, colocou quase meio segundo sobre o piloto inglês da McLaren 09/06/2012 às 14:17
Show 1
Sebastian Vettel dominou o sábado no Canadá e cravou a pole position com certa folga
UOL/ESPORTE ---

Sebastian Vettel não deu espaços para ninguém. Líder pela manhã e em todas as etapas do treino deste sábado, o bicampeão cravou 1min13s784 e conquistou, no Canadá, a sua segunda pole position na temporada. Lewis Hamilton, Fernando Alonso e Mark Webber completam a lista dos quatro primeiros, enquanto Felipe Massa teve de se contentar com o sexto lugar.

Com isso, a prova deste domingo, que começa às 15h e tem acompanhamento em tempo real do UOL Esporte, reúne os quatro favoritos ao título deste ano na primeira fila. No momento, Alonso lidera com 76 pontos, contra 73 de Vettel, que está empatado com Mark Webber, mas leva vantagem nos critérios de desempate. Hamilton é o quarto, com 63.

O sucesso de Vettel no treino foi de certa forma surpreendente após Lewis Hamilton ter dominado na última sexta. Neste sábado, o alemão fez o melhor tempo do treino livre da manhã e, na hora decisiva, colocou quase meio segundo sobre o piloto inglês da McLaren. 

O domínio já estava claro no Q1, que não assustou nenhum favorito e nem os brasileiros e teve Vettel como líder. Além dos dois carros das “nanicas” Marussia, Caterham e HRT, Vergne, da Toro Rosso, fechou a lista dos sete cortados.

Na segunda parte do treino, Massa teve de suar para se manter vivo. A pouco menos de dois minutos do fim ele conseguiu o décimo tempo, que o deixava em situação delicada. Na sua última volta, no entanto, ele pulou para oitavo e se manteve na briga pelas primeiras posições. Maldonado, que poderia ameaçá-lo, chocou-se contra o muro na última curva, rodou na pista e quase bateu feio. 

No Q3, Vettel foi ainda mais soberano. Em sua primeira volta rápida, ele deixou os rivais bem para trás na lista de classificação. A poucos segundos do fim, ele melhorou ainda mais seu treino, enquanto Hamilton conseguia uma volta boa no fim para roubar a segunda posição de Fernando Alonso.

Felipe Massa não conseguiu brilhar, mas ao menos pode comemorar sua melhor posição de largada deste ano. Sua melhor colocação até então havia sido justamente na última prova, em Mônaco, quando ele largou em sétimo. Só que o desempenho da Ferrari na última sexta, quando a equipe fez o segundo e o terceiro melhores tempos, dá indícios de que ele poderia ter ido ainda melhor. 

De qualquer forma, a posição de largada no Canadá não costuma ser decisiva. Nos dez últimos GP's, apenas três poles positions venceram. No ano passado, foi em Montreal que aconteceu uma das provas mais surpreendentes da história da Fórmula 1, com duração de mais de quatro horas e uma vitória de Jenson Button que só foi garantida na última volta.