Publicidade
Manaus
Manaus

Vinte toneladas de produtos piratas com decoração da Copa do Mundo são apreendidos

Cerca de 160.000 objetos foram encontrados dentro de um contêiner vindo do Peru. Produtos serão destruídos e dono pode ter pena de 1 a 4 anos 10/04/2014 às 16:55
Show 1
Ao todo, cerca de 160.000 produtos foram retidos
ACRITICA.COM* Manaus (AM)

A Alfândega do Porto de Manaus fez nesta quinta-feira (10) a retenção de um contêiner com de cerca de 20 toneladas de produtos “piratas” - aproximadamente 160.000 - com decoração da Copa do Mundo 2014. Os objetos ferem os direitos de marca registrados e são considerados contrabando.

A carga foi selecionada pela equipe de análise de risco do Serviço de Vigilância e Controle Aduaneiro (Sevig), que com base nas informações disponíveis nos sistemas informatizados da Receita Federal do Brasil, promoveu o bloqueio da carga no momento de sua chegada em Manaus, antes do registro de sua declaração de importação.

Entre os produtos estavam copos, jarras, pratos e tigelas. Os objetos retidos vieram do Peru e, após os trâmites judiciais, deverão ser encaminhados para destruição. Esses produtos ferem os direitos de marca registrados e são considerados contrabando, crime previsto no artigo 334 do Código Penal Brasileiro com pena de reclusão de 1 a 4 anos.

Fiscalização

O Sevig é o setor da Alfândega do Porto de Manaus que possui a competência de controlar as cargas importadas e exportadas, realizando ações de vigilância aduaneira nos terminais portuários alfandegados. O Inspetor da Alfândega do Porto de Manaus, Osmar Félix, alerta que a fiscalização nos terminais alfandegados é constante.

“Produtos contrafeitos são prejudiciais para a economia de nosso país, provocando inúmeros problemas que vão do não pagamento de tributos até a concorrência desleal. Dessa forma atuamos ininterruptamente no controle das cargas que entram em nosso país. Esse procedimento é uma das principais atribuições da Receita Federal e, de forma alguma, deixaremos de realizá-la”. 

*Com informações da assessoria