Publicidade
Manaus
CARTÃO

Visa Manaus irá emitir certidão especial para os jogos olímpicos

O secretário municipal de Saúde, disse que a proposta foi determinada pelo prefeito Arthur Neto para garantir a segurança sanitária da população, dos atletas e turistas que virão para Manaus nos jogos olímpicos 15/04/2016 às 20:50
Show  ndice
O secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto (José Nildo/Semcom)
ACRITICA.COM MANAUS

Com vistas a garantir aos turistas uma estada segura durante os jogos olímpicos, a Prefeitura de Manaus irá emitir uma certificação de ‘Atesto para as Olimpíadas’ aos estabelecimentos que irão ser frequentados pelos visitantes durante o evento. A certificação será feita pelo Departamento de Vigilância Sanitária (Visa Manaus) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e o cronograma de visitas iniciou na manhã desta sexta-feira, 15, em hotéis do Distrito Industrial, na zona Sul.

O secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, disse que a proposta foi determinada pelo prefeito Arthur Neto para garantir a segurança sanitária da população, dos atletas e turistas que virão para Manaus nos jogos olímpicos. "Periodicamente, realizamos inspeções nessa área e identificamos que as regras estabelecidas são cumpridas e isso nos deixa mais tranquilos. Tivemos uma experiência com a Copa do Mundo e esperamos que tudo corra bem este ano também", ressaltou.

O diretor da Visa Manaus, Fernando Branco, explicou que a Certidão de Atesto será emitida para estabelecimentos que já possuem a licença sanitária. “Serão 50 restaurantes, 20 hotéis e dez bares que durante o período das olimpíadas estarão em excelentes condições sanitárias, uma vez que faremos o monitoramento mais intensivo desses locais para contribuir com a adequação dos mesmos para receber de forma segura os turistas”, enfatizou Branco. Os espaços, segundo ele, foram escolhidos de acordo com a proximidade da Arena da Amazônia e outros pontos turísticos.

O gerente de engenharia do Visa Manaus, Jorge Henrique, informou que a inspeção é minuciosa. “Na rede hoteleira, por exemplo, serão observados itens da parte estrutural como pisos, paredes, infiltrações; a parte documental relacionada ao controle de pragas, limpeza dos condicionadores de ar refrigerado e laudos de potabilidade da água, entre outros aspectos”, exemplificou o gerente.

Em um dos hotéis visitados nesse primeiro dia da ação, o Novotel Manaus, o gerente geral do estabelecimento, Edmar Thomas, aprovou a iniciativa. “Estamos bem felizes com a visita da Visa Manaus, que serve para nos testar. O Amazonas precisa estar preparado pra receber cada vez mais turistas e que eles saiam daqui com uma boa imagem. No ano passado implantamos a ISO 14001. Isso nos dá mais tranquilidade pra comprovar que estamos adequados para atender clientes nacionais e internacionais”, avaliou o executivo.

*Com informações da assessoria de comunicação.