Publicidade
Manaus
ZONA CENTRO-OESTE

Falta tudo: conjunto Vista Bela está abandonado, afirmam moradores

Residentes do Planalto, na Zona Centro-Oeste, denunciam falta de infraestrutura, de iluminação e policiamento 20/10/2017 às 21:08 - Atualizado em 21/10/2017 às 09:14
Show vista bela 123
Além de buracos nas ruas, bueiros sem tampa ameaçam motoristas que passam pelo conjunto Vista Bela, bairro Planalto. Foto: Gilson Mello/Freelancer
Kelly Melo Manaus (AM)

Ruas esburacadas, quadras de esportes deterioradas e mato crescendo pelas calçadas. Este é o cenário que todos os dias os moradores do conjunto Vista Bela, no Planalto, na Zona Centro-Oeste, enfrentam.

Segundo professor  Aníbal Torres, que mora na rua Adelaide Carrara (antiga rua 6), há seis meses a via não recebe nenhum tipo de manutenção no asfalto. A consequência disso são os buracos que se abriram. “O motorista tem que ficar atento para desviar dos buracos. Em vários trechos dessa e de outras ruas a gente encontra essas crateras e parece que o poder público esqueceu da gente”, reclamou ele. 


Balanços da área de lazer do conjunto estão quebrados e moradores reclamam

Um dos trechos mais perigosos é entre as ruas Dom Claudio Colling e Adelaide Carrara, onde um bueiro está sem tampa. “Vários carros já caíram nesse buraco. Nós colocamos um pedaço de madeira para evitar acidentes, mas qualquer pessoa pode cair aí”, disse a comerciante Jaqueline da Silva. 

Ainda de acordo com ela, até a praça está abandonada. Sem revitalização, o mato cresce a cada dia e vira ponto para usuários de drogas e criminosos, já que também está sem iluminação pública. “A noite ninguém pode ficar por aqui. Várias pessoas ficam usando drogas e, às vezes, até assaltam os moradores”, afirmou. 

Área de esporte

As condições da área de esporte e lazer do conjunto, que fica bem em frente à Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA), também estão péssimas. Conforme eles, as duas quadras de esporte estão bastante deterioradas e sem iluminação pública adequada. “Todos os dias nós estamos aqui jogando bola, mas à noite fica muito escuro e perigoso. Além disso, as grades da quadra estão quebradas e o espaço precisa de uma reforma”, explicou.  

Para a administradora de empresas Marisol Martins, que também mora no conjunto, a prefeitura deveria revitalizar o espaço para evitar que ele se torne “esconderijo” de criminosos. “Como fica escuro, tem usuários de drogas que escondidos nas quadras durante a noite. E isso acontece na frente da delegacia. Essas quadras deveriam ser mais abertas para que todo mundo veja o que realmente está acontecendo lá dentro e a polícia deveria ser mais efetiva aqui”, disse. O playground também está em péssimas condições, segundo os moradores. 

Ruas incluídas na programação da Seminf

Sobre a situação dos buracos nas ruas do conjunto Vista Bela, no Planalto,  A CRÍTICA entrou em contato com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), que informou que  tem trabalhado rotineiramente nas vias do bairro Planalto. 

Conforme a nota, só o distrito de obras do bairro Alvorada realizou trabalhos nas ruas do Lírio do Vale, Alvorada e Bairro da Paz. De acordo com a pasta, no Planalto,  a rua 16 começou a receber serviços de infraestrutura e as demais ruas citadas pela reportagem serão incluídas na programação da Seminf.  Já a  Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), informou que vai enviar uma equipe ao local para providenciar os reparos do centro esportivo.  A reportagem também entrou em contato com a Semulsp, mas até o fechamento não obteve retorno da pasta.

 Balanços quebrados

 No plauground do conjunto Vista Bela, no Planalto, na Zona Centro-Oeste, é possível ver que os brinquedos estão enferrujados e deteriorados. Os bancos dos balanços estão quebrados e as crianças ficam sem opção de espaço para brincar, segundo os moradores.