Publicidade
Manaus
Manaus

Vítima tem objetos roubados por homem que conheceu na internet

O homem resolveu transferir o contato com Anderson Rodrigues Tavares, de 24 anos, do mundo virtual para o real. Mas, o encontro, na Zona Oeste de Manaus, acabou se tornando um caso de polícia  19/11/2012 às 12:28
Show 1
Conhecer pessoas está entre as opções preferidas de quem procura relacionamentos na internet
Bruna Souza Manaus, AM

Usar as redes sociais é uma prática comum nos dias de hoje. Muitas são as vantagens e também os perigos oferecidos por esta ferramenta da internet. Relacionamentos que começam na web podem acabar em casos de polícia. Foi o que aconteceu com Eduardo, 24, (nome fictício). Ele teve cartões de crédito e o aparelho celular roubados por um homem que conheceu pela web.  

Na noite deste domingo (18), Eduardo resolveu transferir o contato com Anderson Rodrigues Tavares, de 24 anos, do mundo virtual para o real.

De acordo com a assessoria de imprensa da Polícia Civil, durante o encontro, que aconteceu no UAI Shopping São José, na Zona Leste de Manaus, o casal que havia se conhecido através do Facebook, resolveu passear pela cidade.

Durante o passeio, na Avenida do Turismo, bairro Tarumã, Zona Oeste, o suspeito dirigia um veículo modelo Corsa Sedan Classic, de cor vermelha, placas NPB-6159, por volta das 20h, quando ameaçou a vítima.

Anderson roubou dois cartões de crédito e um de débito, o celular e documentos pessoais, como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), depois obrigou a vítima a descer do carro e fugiu com o veículo.

A vítima conseguiu pedir ajuda de pessoas que passavam no local, policiais militares da 19° Companhia Interativa Comunitária (Cicom) foram acionados e conseguiram prender Anderson em um caixa eletrônico da Caixa Econômica Federal, localizado na avenida Desembargador João Machado, no Planalto.

Anderson foi encaminhado ao 5° Distrito Integrado de Polícia (DIP) e foi indiciado pelo crime de roubo.

Dicas de Segurança

De acordo com o delegado titular da Delegacia Interativa (D.I), Irineu Brandão, é recomendado que as pessoas tenham cuidado com as amizades que fazem por meio das redes sociais, principalmente no primeiro encontro.

 “Não é porque você bate papo com a pessoa na internet, que você vai acreditar plenamente nela, trocar confidências e não saber nada sobre a origem dela, não quer dizer que você a conhece. É importante que se tenha cuidado e desconfiar da mesma forma quando você conhece alguém no mundo real”, ressaltou o delegado, que como cuidados necessários no primeiro encontro:

-marcar o encontro em local público;

- desconfiar das atitudes;

- não adicionar no seu ‘rol’ de amigos na rede quem não tem um convívio real;

- não entrar no carro ou fazer com a pessoa entre no seu carro ou residência;

- não dar carona a uma terceira pessoa desconhecida;

- não falar sobre o seu cotidiano e evitar intimidades com a pessoa do mundo virtual.

Se optar por conhecer pessoalmente uma pessoa da rede, além dos cuidados citados, é necessário informar outras pessoas conhecidas que vai sair e com quem vai sair, para onde vai e que horas vai ocorrer o encontro. Assim, você vai deixar ciente que outras pessoas sabem sobre o seu encontro e se algo acontecer com você, procure imediatamente a polícia.