Publicidade
Manaus
Manaus

‘Waze’: aplicativo ajuda a escapar dos congestionamentos

Aplicativo israelense vem se popularizando em Manaus, como forma de rastrear possíveis rotas e pessoas 23/03/2013 às 12:34
Show 1
Usuários acreditam que a popularização do Waze pode ter relação com o fracasso de outras ferramentas como o Google Maps
Carolina Silva ---

Em cidades com inúmeros problemas no trânsito, motoristas têm, cada vez mais, recorrido à tecnologia para escaparem de congestionamentos e desviarem de vias com intervenções, como blitze policiais, por exemplo, e chegarem ao destino desejado sem precisar passar muito tempo dentro do veículo. E é nessas cidades, como Manaus, que aplicativos para celulares ou tablets estão ficando cada vez mais populares entre os motoristas.

Timidamente, um dos aplicativos que tem ganhado popularidade entre os condutores manauaras é o chamado Waze. Criado em Israel, o aplicativo gratuito de trânsito e navegação é uma mistura de GPS com rede social. O aplicativo já soma 40 milhões de usuários no mundo todo, e 1,7 milhão somente no Brasil. O País é o que mais cresce em números de usuários fora dos Estados Unidos, segundo o criador do aplicativo, Uri Levine.

Um desses usuários é o analista de sistemas Ivo Brasil, 41, que mora na Zona Centro-Sul de Manaus e trabalha na Zona Sul. “Ele é bastante útil porque permite que o motorista acompanhe em tempo real as condições do trânsito. Certa vez, eu estava fazendo um trajeto e vi no aplicativo que, numa rua que eu passaria, tinha um buraco que estava atrapalhando o trânsito. Outro usuário havia informado o aplicativo e o mesmo espalhou para os outros. Acabei evitando aquela via”, contou.

Rastreamento é útil em situações de risco

A ideia do aplicativo surgiu durante as férias do criador dele, em 2007. Os amigos do israelense Uri Levine, haviam saído e ele ligou para saber como estava o trânsito e evitou engarrafamentos para ir ao encontro deles. Desse momento em diante, ele chegou à conclusão de que poderia sair de casa já sabendo como estaria as condições do trânsito.

Por meio do aplicativo, o usuário pode receber orientações de outras pessoas de como fugir do trânsito. Isso vale para acidentes, engarrafamentos, buracos ou qualquer outra informação que interesse a quem vai passar pelo mesmo caminho. “O Waze mostra a intensidade do tráfego sinalizando com três cores: vermelho, se estiver muito congestionado; amarelo, se estiver moderado; e azul, se o trânsito estiver fluindo bem. Então, isso facilita muito para o motoristas escolher rotas alternativas”, disse o funcionário público Rafael Machado, 26, que também é um dos usuários do aplicativo.