Publicidade
Manaus
Manaus

Wilson Lisboa retornará à Assembleia Legislativa do Amazonas

A partir de uma medica cautelar, o TSE concedeu a Wilson Lisboa parecer favorável à sua recondução à Aleam 20/06/2012 às 21:10
Show 1
Ex-prefeito de Fonte Boa, Wilson Lisboa, teve sete prestações de contas reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado
Ana Carolina Barbosa Manaus

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na pessoa do ministro Dias Tóffoli, concedeu parecer favorável, na última terça-feira (19/06), à recondução de Wilson Lisboa à Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). A decisão determina que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) seja informado de imediato para o cumprimento da medida.

Lisboa foi cassado pelo TRE no dia 10 de abril, por irregularidades nos gastos da campanha de 2010 (prática de caixa 2) mas, com a notificação ao legislativo estadual, ele não apenas retorna ao cargo de deputado, mas se torna apto a candidatar-se à Prefeitura de Fonte Boa (a 680 quilômetros de Manaus), local para onde ele teve a inscrição eleitoral transferida na última semana.

A cassação de Lisboa se deu a partir de um processo movido pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), o qual foi baseado nas prestações de contas do parlamentar.

Entre as irregularidades estavam uma viagem a Tabatinga e outra a Nova Olinda do Norte e Novo Aripuanã, ambas não declaradas. Segundo a assessoria, Lisboa alegou que as despesas representavam apenas 2,7% de sua campanha, que custou R$ 123 mil. “Não houve sonegação, foi apenas questão de erro formal”, disse o parlamentar.

Ele reassume a cadeira na Aleam, até então ocupada por José Lobo. A assessoria do parlamentar informou que ele está confirmado como candidato à prefeitura de Fonte Boa.