Publicidade
Parintins
boi-bumbá

A trilha da festa: Toadas são força que move Festival Folclórico de Parintins

Composições musicais são fio condutor do espetáculo, dizem músicos dos bumbás. Jornal A Crítica traz na edição deste sábado (14) um CD gratuito com canções deste ano de Caprichoso e Garantido 13/05/2016 às 20:21 - Atualizado em 13/06/2016 às 15:46
Show garr
Fotos: Arquivo A CRÍTICA
Jony Clay Borges Manaus (AM)

Mais do que um mero acompanhamento para as apresenta ções realizadas na arena do Bumbódromo, as toadas são a força que move o Festival Folclórico de Parintins. O repertório musical não apenas dá o tom dos espetáculos, como também conduz todo o trabalho de criação que culmina nas três noites do evento. E esse já vasto repertório ganha reforço a cada ano, com dezenas de novas composições de Caprichoso e Garantido.

Na visão de Fred Góes, músico e integrante da Comissão de Artes do Garantido, da toada advém a força do espetáculo folclórico parintinense. “Claro que outros componentes, mas ela é que dá a sustentação do espetáculo como um todo. De 2h30 de apresentação, são 2 horas no mínimo de música, sem contar os versos do Amo do Boi”, comenta ele. “É justamente o contrário do Carnaval, que tem só uma música-tema. Por isso a toada é extremamente importante”.

Carlos Kaita, compositor e diretor de estúdio do CD oficial do Caprichoso, ressalta que o componente musical do Festival de Parintins é o que conduz todo o trabalho de cada associação. “A toada é o fio condutor de tudo, o início de todo o trabalho do bumbá para o festival”, destaca ele. “Logo após o boi, começamos o trabalho do CD do ano seguinte. Já por volta de agosto iniciamos os trabalhos de pesquisa de músicas, lendas e rituais”.

CDs oficiais

Justamente por conta do papel fundamental da música no Festival de Parintins, o lançamento dos CDs com as toadas oficiais dos bois-bumbás é sempre um momento importante nos preparativos para o evento. Este ano, o Caprichoso defende o tema “Viva Parintins!” em seu disco oficial, que teve produção musical de Carlos Kaita, Joel Maklouf, Neil Armstrong, David Assayag e Pelado Junior. Já o Garantido aposta no tema “Celebração”, que dá o tom de seu CD oficial para 2016, com produção musical de Bennett Carlos, Fred Góes, Alder Oliveira e Paulinho Du Sagrado

No CD encartado nesta edição de A CRÍTICA, os leitores podem conferir um pouco do repertório de cada bumbá para este ano. O disco reúne 16 faixas, oito do Caprichoso e oito do Garantido, selecionadas pelos próprios bumbás a partir de seus respectivos CDs oficiais.

“O álbum traz uma síntese do CD oficial do Garantido. Tem toadas de ritual, de galera, de abertura e por aí vai”, destaca Fred Góes sobre a seleção, feita pela diretoria do bumbá. Para ele, a iniciativa contribui para difundir a cultura parintinense. “Vem para somar na divulgação não só das toadas, mas do Festival de Parintins”.

Do lado do Caprichoso, as toadas do disco destacam a força da galera, assim como o CD oficial. “Levamos a galera para o estúdio este ano, e isso dá para sentir nas músicas, que estão como se fossem músicas de arena. Trabalhamos assim quase todo o CD, principalmente as toadas de galera e de itens”, assinala Carlos Kaita, que assina quatro das faixas no CD de A CRÍTICA. Ele destaca a importância de divulgar o trabalho musical dos bumbás. “Ouvindo toadas de um e de outro boi é possível avaliar o trabalho de cada um e ter uma boa ideia do que vai ser apresentado no Festival deste ano. A Rede Calderaro como um todo está de parabéns por mais este produto”.

Mais surpresas para o leitor

Além do CD, A CRÍTICA vai dar aos leitores álbuns de figurinhas de Caprichoso e Garantido, além de paper toys e um tabuleiro representando o Bumbódromo de Parintins.

A TV A Crítica também lançou no último sábado o programa “Arena dos Bumbás”, com exibição das 11h às 13h pela emissora e também pelo site ACRITICA.COM. Já a Rádio A Crítica leva ao ar aos sábados, das 17h às 19h, o “Estação Parintins”.

As faixas do disco

1. Viva Parintins (Caprichoso)

2. Celebração (Garantido)

3. Trigésima dança (Caprichoso)

4. De coração (Garantido)

5. Marujada de Guerra (Caprichoso)

6. Ritual Karajá (Garantido)

7. Caprichoso, eterno amor (Caprichoso)

8. Caldeirão Vermelho (Garantido)

9. Gira a camisa azulada (Caprichoso)

10. Eu sou a toada (Garantido)

11. Apaixonado torcedor (Caprichoso)

12. Isso é que é galera (Garantido)

13. Viva a nossa floresta! (Caprichoso)

14. Maior que tudo (Garantido)

15. Maria, a Deusa Tupinambá (Caprichoso)

16. Eu sou Garantido, Garantido (Garantido)