Publicidade
Parintins
O AMOR ESTÁ NO AR

Batuqueiros casam em cerimônia coletiva e vão festejar no Curral do Garantido

Com os trajes do casamento, Porrotó Filho, neto de Lindolfo, e Astrid da Silva transformaram o ensaio técnico do bumbá em uma noite inesquecível 21/06/2017 às 12:14 - Atualizado em 21/06/2017 às 14:46
Show whatsapp image 2017 06 21 at 11.38.57
Animação invadiu a madrugada no Curral do Garantido (Foto: Márcio Silva)
Paulo André Nunes Parintins (AM)

A união entre os ritmistas da Batucada Encarnada, Euclides Jeferson Vasconcelos da Silva, 44, e Astrid da Silva, foi comemorada de um jeito bem peculiar na última terça-feira, dia 20: após casarem em cerimônia coletiva na Catedral de Nossa Senhora do Carmo, ambos foram participar do ensaio técnico do Garantido. Era a alegria completada de um casal unido no amor e na paixão pelo Boi da Baixa do São José.
 
No curral da associação folclórica, eles foram saudados pelos próprios companheiros de Batucada, itens oficiais do Garantido, integrantes da torcida organizada Comando Garantido e público presente.
 
O apresentador oficial do boi, Israel  Paulain, e o levantador Sebastião Júnior homenagearam Euclides e dona Astrid cantando a clássica toada “O Amor Está no Ar”, composição do músico Sidney Rezende, membro do grupo musical do Garantido.
 
“Podem me prender e até me deportar / Pra longe do seu coração, mas nada irá nos separar / Sem seu amor a vida não é nada / Não interessa o pôr-do-sol / Perto de você eu sou muito mais eu / E nada não é tão vulgar como parece sem você / Só, só é mesmo impossível fazer o sonho virar luz”, trazem os versos de uma das mais marcantes músicas do vermelho e branco.
 
Euclides da Silva é filho de ninguém menos do que Euclides Ribeiro, o Porrotó, um dos mais famosos ritmistas do Garantido, falecido em 2008 aos 84 anos, e neto do fundador do Boi, Lindolfo Monteverde. Ele herdou do pai o apelido que leva com orgulho: Porrotó Filho. E também o instrumento que seu pai usava tradicionalmente: o xeque-xeque.
 
“Essa celebração vai unir mais a gente no amor que já temos. É um momento muito especial para nós e foi muito bom comemorar aqui no Garantido também após esse casamento coletivo da prefeitura de Parintins. É uma honra termos participado desse momento importante da nossa vida. Estamos muito felizes”, comentou Porrotó Filho.
 
Noite de felicidade
 
Funcionária pública, e ritmista do rocar, Astrid Silva, ex-Astrid Almeida após ganhar o sobrenome do marido, falou sobre a noite de felicidade. “Estamos muito felizes primeiro por ter sido abençoados com o casamento na Catedral, e em segundo lugar por ter vindo comemorar aqui no nosso boi de coração, o Garantido. A celebração demorou um pouco, mas ainda assim fomos lá em casa pegar o rocar e viemos pra cá cá pra ensaiar. Quero agradecer ao prefeito Bi Garcia e à primeira dama Michelle Valadares porque foi através deles que foi realizado o nosso sonho de casamento. Era um sonho antigo, mas esbarrávamos na dificuldade de muita documentação e tal. Tivemos cursos de noivos, mas tudo organizado pela prefeitura graças a Deus”, contou ela, que mora com o marido na Baixa do São José, tradicional reduto do Boi encarnado.
 
Ela comentou que o casamento com o amado “fecha e oficializa uma união que já é de 10 anos baseada em muito amor e respeito; Nós vivemos realmente muito bem e hoje melhor ainda, com as bênçãos de Nossa Senhora do Carmo, onde foi feito o casamento, na Catedral”.
 
Programação envolve união de 162 casais
 
O casamento coletivo no qual Porrotó Filho e Astrid participaram na Catedral de Nossa Senhora do Carmo foi organizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação (Semasth) de Parintins. No total, a programação até o final da semana envolve a união de 162 casais.

Segundo informa a prefeitura, a programação do casamento coletivo consta de três momentos. O primeiro ocorreu na última terça-feira, onde o casal de ritmistas do Garantido participou sendo um dos 43 casais casando na Catedral e com celebração do padre Rui Canto.

Nesta quinta-feira, 22, será celebrado o casamento evangélico para 56 casais na igreja Assembleia de Deus na avenida Amazonas, às 19h. O celebrante será o pastor Gláucio Douglas.

A programação do casamento coletivo prossegue na sexta-feira com o casamento civil no Fórum de Justiça Desembargador José Batista Vidal Pessoa. No cartório do 1º Ofício o casamento será às 17h. No 2º Ofício será às 18h e no 3º Ofício às 19h.

Após a celebração do casamento no fórum, será realizada, no Parintins Convention Center, uma festa para todos os noivos. Na última segunda-feira, 19, no centro do Idoso Pastor Lessa, a secretária extraordinária Michele Valadares fez a entrega das alianças para os casais. Eles participaram de sorteios, principalmente para as noivas receberem maquiagem e arrumarem os cabelos em salões de beleza da cidade. Outros casais foram sorteados para pernoitarem no Amazon River e outros hotéis da cidade, com despesas custeadas pela Prefeitura de Parintins.