Publicidade
Parintins
CAPRICHOSO

Daniela Assayag é homenageada em entrega de Centro de Treinamento de Itens

Área vai integrar Complexo do Caprichoso e será voltada para a preparação de ícones individuais. Ex-cunhã-poranga foi lembrada durante a inauguração do espaço 24/06/2017 às 13:06 - Atualizado em 24/06/2017 às 15:23
Oswaldo Neto Parintins

Inaugurando na manhã deste sábado (24) o Centro de Treinamento de Itens Daniela Assayag (CTI) em Parintins (município a 325 quilômetros de Manaus), o Caprichoso homenageou a jornalista e ex-cunhã-poranga Daniela Assayag. A área vai integrar o Complexo do Caprichoso e deve ser voltada para a preparação dos itens individuais do touro negro.

Na cerimônia, a jornalista Daniela Assayag foi lembrada pela diretoria e itens do Caprichoso ao som de toadas cantadas pelo apresentador Edmundo Oran. Ex-apresentadora da TV A Crítica, Daniela é um dos nomes mais influentes do jornalismo amazonense e do Festival de Parintins, onde foi cunhã-poranga do Caprichoso de 1991 a 1995.

Na visão dela, a diferença entre a preparação dos itens de antigamente com os da atualidade está na rivalidade dos bois. “Isso faz parte. Antes era uma festa que estava na adolescência. Hoje está mais madura nessa nova fase”, diz ela.

Emocionada, a jornalista comemora ainda ser lembrada como item do festival. “Aqui eles vão ter um espaço deles, de onde vão sair ideias sigilosas, segredos do boi... Espero que o trabalho que fiz há 22 anos consiga inspirar essas novas gerações. Em 20 anos mudou a coreografia, mudou o ritmo da toada, mas eu tenho a absoluta convicção que o amor, a dedicação, você se desprender algumas semanas da sua vida pra essa festa popular continua a essencia do boi-bumbá”.

Complexo

Lançado neste ano, o complexo já está em funcionamento e conta com diversos setores como recepção, escritório, sala de imprensa, auditório, loja de produtos e departamento social. No CTI, itens solo como a cunhã-poranga, pajé, rainha do folclore e porta-estandarte farão treinos de resistência numa academia montada no local, além, é claro, de ensaiar as surpresas e segredos que enchem os olhos do público no festival de Parintins.

De acordo com o presidente do Caprichoso, Babá Tupinambá, o local contará profissionais capacitados para atender os itens. No entanto, ele acredita que a aproximação deles com o clima do Caprichoso é o principal foco do CTI. “Eles precisam ter um comprometimento maior... Um envolvimento com o boi. O nosso objetivo é dar uma nova cara ao boi Caprichoso, de maior credibilidade e incentivo aos integrantes”, disse ele.

A atual cunhã-poranga Marciele Albuquerque, comemorou a entrega do espaço. Para ela, o local é um prêmio para os itens. “É um presente pra nós, itens do Caprichoso, ganhar esse CTI. Aqui a gente faz a simulação de Arena. Você sabe que aqui não tem ar-condicionado. A resistência aumenta, as calorias diminuem, mas mesmo assim é um presente maravilhoso”.

Publicidade
Publicidade