Publicidade
Parintins
APURAÇÃO

Inicia apuração dos pontos do 52º Festival Folclórico de Parintins

Antes da leitura das notas dos dez jurados, a presidente da comissão julgadora leu os pedidos de impugnações de cada agremiação 03/07/2017 às 11:29 - Atualizado em 03/07/2017 às 11:32
Show 464645
(Foto: Paulo André Nunes)
Vinicius Leal Manaus (AM)

Iniciou por volta das 11h desta segunda-feira (3) a apuração dos pontos 52º Festival Folclórico de Parintins, no Bumbódromo da Ilha Tupinambarana. A tradicional disputa entre os boi-bumbás Caprichoso e Garantido aconteceu neste final de semana, 30 de junho, 1º e 2 de julho, no Bumbódromo de Parintins.

Antes da leitura das notas dos dez jurados, a presidente da comissão julgadora leu os pedidos de impugnações de cada agremiação. Nenhum dos pedidos foi aceito. Por volta das 11h25, as urnas chegaram ao salão de apuração dos votos. As urnas eram mantidas em um cofre pela comissão julgadora.

Os 21 itens

Os 21 itens avaliados pelos jurados são: apresentador, levantador de toadas, batucada ou marujada, ritual indígena, porta-estandarte, amo do boi, sinhazinha da fazenda, rainha do folclore, cunhã-poranga, evolução, toada, pajé, tribos indígenas, tuxauas, figura típica regional, alegoria, lenda amazônica, vaqueirada, galera, organização ou conjunto folclórico e coreografia.

Jurados antigos

Este ano, os dez jurados que analisaram as apresentações de Caprichoso e Garantido são ex-jurados do festival. Eles já participaram do julgamento nas edições de 2005 e 2012. Essa foi uma das alterações feitas este ano no regulamento do Festival Folclórico de Parintins. O objetivo foi trazer nomes para compor um banco de dados.

Lista dos jurados

- Bloco A: Comum / Musical

Antonio Roberto Pellegrino Filho (BA): membro do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia  

Paulo Sérgio Borges Filho (ES) – Jornalista da Prefeitura Municipal de Vila Velha  

Raimundo Aurélio de Mello (PI)– Músico

- Bloco B: Cênico / Coreográfico

Alvaro Mendes Filho (ES) – Subsecretário de Comunicação de Vila Velha  

Lucia de Fátima de Araujo e Silva Couto (PI) – Jornalista

Maria Helena Souza Pettengill (MS) – Bailarina

Maurício Germano da Costa (PB) – Bailarino

Bloco C: Artístico

Daniella da Cunha Gramoni (PR) – Mestre em Música pela UFPR e professora universitária

Madson Luis Gomes de Oliveira (RJ/CE) – Graduado em Estilismo e Moda, especialista em Ensino da Arte e Doutor em Design.

Marili Azim (PR) – Servidora pública, coordenadora de Artes Visuais da Fundação Cultural de Curitiba

Você pode acompanhar a apuração do Festival pela TV A CRÍTICA, canal 4 e pelo aplicativo A Crítica Play.