Publicidade
Rio 2016
Próxima estacão

Brasil se despede das Olimpíadas e Japão dá pontapé para os Jogos de Tóquio 2020

Exposição no Rio de Janeiro mostra detalhes do que a Terra do Sol Nascente está preparando para daqui a quatro anos 22/08/2016 às 11:35 - Atualizado em 22/08/2016 às 11:41
Show japao valendo
A "Casa Japão" fica na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, até o fim dos Jogos Paralímpicos, 18 de setembro. Foto: Divulgação
Lorenna Serrão Rio de Janeiro (RJ)

Foram pouco mais de 15 dias de competição, conquistas, perdas, dores, choros e sorrisos. Momentos que com certeza ficarão eternizados na mente e no coração de todas as pessoas que acompanharam e viveram os Jogos Olímpicos do Rio 2016. E Olimpíadas do Brasil, que causaram um turbilhão de emoções, deixarão muitas saudades, não apenas aos atletas brasileiros - que tiveram a oportunidade de competir em casa, contaram com o apoio da torcida a cada etapa do torneio e foram aplaudidos até mesmo nas derrotas – mas, também aos que vieram de fora e com que com talento e carisma conquistaram o coração da torcida verde-amarela.

Sim, o mês de agosto de 2016 foi especial. Após quatro anos de espera o público e os atletas olímpicos viveram dias incríveis, coroados com medalhas e boas surpresas. Mas, neste domingo, chegou ao fim mais uma edição dos Jogos Olímpicos. Ontem, o mundo se despediu da primeira Olimpíada realizada na América do Sul. Mas ao mesmo tempo celebrou o início de um novo ciclo olímpico, afinal de contas já foi dado o pontapé inicial para os Jogos de Tóquio 2020.

Inclusive, ainda durante os Jogos do Rio 2016, o público já pôde sentir o que a Terra do Sol Nascente está preparando para as próximas Olimpíadas. Na “Casa Japão”, uma exposição no Centro das Artes, no Rio de Janeiro, é possível ver de perto a tecnologia e toda a inovação que devem estar presentes nos próximos Jogos Olímpicos.

A equipe do CRAQUE visitou o espaço na última semana e constatou que em Tóquio, a palavra de ordem será a sustentabilidade. Por isso, quem vai a “Casa Japão”, além de poder tirar fotos diante de um telão, que mostra os principais pontos turísticos da cidade, pode ver também o carro movido a hidrogênio e que deve ser um dos transportes das delegações esportivas no Japão. Além, claro, de uma maquete com detalhes sobre o estádio olímpico, que será reformado especialmente para a disputa.

“Antes de tudo eu gostaria de dar as boas-vindas a Casa Japão. Aqui vocês podem ver a Tóquio. Por exemplo, esta é a nossa logomarca, a miniatura do nosso Estádio Nacional, vocês podem ver vídeos das nossas instalações. Vocês também podem provar o sabor do saquê ou experimentar a cultura japonesa. Então, vocês podem aproveitar bastante”, disse Hikariko Ono – porta-voz dos Jogos de Tóquio 2020 no Brasil.

E ainda segundo Hikarito, o sucesso dos Jogos Olímpicos do Rio 2016 foi tão grande, que serviu de inspiração para as Olimpíadas do Japão. “Antes de tudo, gostaríamos de retribuir tudo o que tivemos nos Jogos do Rio 2016. Os esforços para entregar os Jogos Olímpicos bem-sucedidos. Eu me sinto muito motivada por ver toda a paixão envolvida em tudo no Rio 2016, e eu tenho certeza que o povo japonês sente a mesma coisa”, completou.

Novas modalidades
Cinco novos esportes foram aprovados pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) e estarão presentes nos Jogos de Tóquio 2020. Surfe, skate, caratê, escalada esportiva e o beisebol, que retorna as Olimpíadas.