Publicidade
Colunistas

Trajetória de aluna a reitora

18/01/2017 às 13:46 - Atualizado em 19/01/2017 às 16:12
Fotos: Divulgação / Rogério Pina

Dona de uma trajetória singular, Angela de Mendonça Engelbrecht assumiu o segundo mandato à frente da reitoria da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, em São Paulo  – é  a primeira mulher e primeira aluna da  instituição a ocupar o posto. A trajetória começou com o sonho de ser professora de matemática – no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP, em São Carlos –, migrou   depois para a nova área de Ciências de Computação até sua entrada na PUC Campinas, como aluna e depois professora.

Nova epidemia

O juiz André Augusto Salvador Bezerra, da 42ª Vara Cível de São Paulo, afirmou que a homofobia é uma ‘verdadeira epidemia’ no Brasil – ele incluiu o trecho no documento que obriga, liminarmente, o Metrô a pagar pensão à viúva de um homem que foi morto ao defender travestis em uma estação paulistana. Realmente, tem gente que precisa cuidar da cabeça em relação ao tema.

Ampliando o 4g

A operadora celular TIM anunciou o início da operação da rede 4G em Parintins, reforçando a presença em  mais do que dobro de municípios alcançado pela empresa que está na segunda colocação.  A TIM afirma ter  atingido, no País, a marca de 1.246 cidades com sua rede de quarta geração.

Design e consumo

O espaço criativo e de coworking Impact Hub Manaus promoverá hoje  edição do “Makers Manaus Talks” com o tema “Design e sustentabilidade” em palestra de Anne Mello, mestre em Design e Sociedade pela PUC-Rio. Aberto ao público, o encontro irá discutir temas como  o impacto ambiental causado pelo ciclo de vida dos produtos.

Muito a comemorar

A Gol completa esta semana 16 anos de atividades no Brasil, registrando mais de 365 milhões de passageiros transportados, em mais de 3,2 milhões de viagens nacionais e internacionais. Para comemorar a data, a aérea também reuniu dados interesantes  –  entre eles, o de 17 milhões de pessoas que viajaram pela primeira vez em suas vidas com a empresa, e as mais de 204 mil pontes aéreas realizadas entre São Paulo e Rio de Janeiro.

Pódio da autoajuda

A Saraiva divulgou a lista dos livros de autoajuda mais vendidos no ano passado na rede de livrarias e pela internet – o campeoníssimo foi “Ruah - Quebrando Os Paradigmas de Que Gordura É Saúde e Magreza É Doença por Padre Marcelo Rossi (Editora Globo”. O pódio é formado, ainda, por “Diário de Larissa Manoela por Larissa Manoela” (Editora HarperCollins) e “  Vivendo Uma Vida Autêntica por Authenticgames (Editora Alto Astral).

Ranking dos famosos

A atriz Marina Ruy Barbosa ultrapassou a modelo Gisele Bündchen no ranking dos famosos com maior número de aparições em propagandas no ano de 2016, de acordo com o Controle da Concorrência. Gisele Bündchen liderou o ranking durante dois anos e passou para a quinta posição. O levantamento leva em conta o período de 1º de janeiro de 2016 a 31 de dezembro do mesmo ano em  inserções realizadas nas emissoras Record, SBT, Band, Globo e RedeTV.  Em segundo lugar vem o jogador Neymar  e em terceiro a apresentadora Fátima Bernardes. O quarto lugar ficou com Aline Riscado, a gostosona Verão da propaganda de cerveja.

Colônia de férias

Terá início hoje a segunda edição da colônia de férias para pessoas com deficiência – com  mais de 130 inscritos – na Minivila Olímpica do Coroado, na alameda Cosme Ferreira, zona Leste da cidade.

Cursos gratuitos

O Instituto Amazônia abriu matrículas para novas turmas de dança de salão, teatro, balé e arte circense, entre outras modalidades artísticas. Os interessados devem ir à Casa Caminhos da Arte, na rua Frei José dos Inocentes 230, no Centro antigo.

Viagens pelo Mundo

A nova temporada do programa “Pedro pelo Mundo” – com viagens do apresentador Pedro Andrade – estreia dia 6 de março no GNT.

Circulando

*Uma turma super do bem comemora aniversário hoje, separadamente – inclui Renier Ramos, Gustav Cervinka, Leonardo Novellino, Vanessa Tinoco Néia, Gentil Neto e William Rezende.

*Hoje à noite  tem Quarta Jazz no  Jack ´n Blues, no Vieiralves, com o quarteto formado pelos músicos Ítalo Jimenez, Miquéias Pinheiro, Anderson Cordeiro e Rodrigo Andrade.

*Márcia Siqueira irá apresentar seu pocket show em homenagem a Elis Regina no próximo dia 28 no Casarão de Ideias.