Publicidade
Sim & Não

Roberto Jefferson isenta Amazonino

07/12/2017 às 22:25
Show roberto 123

Um dia após definir o vereador Reizo Castelo Branco como novo líder do PTB no Amazonas, o presidente da Executiva Nacional do partido, Roberto Jefferson, disse ao SIM&NÃO que jamais foi procurado pelo governador Amazonino Mendes (PDT) para tratar da transferência de comando da sigla. “O governador não fez nenhuma ação no sentido de arrebatar o partido”, sustentou Roberto Jefferson. “Verdade seja dita. Não fomos procurados por Amazonino, por quem, aliás, tenho admiração e uma relação de respeito”, declarou. 

2018   O líder do PTB explicou que decidiu repassar a Reizo Castelo Branco o comando do partido no Estado por “senso de justiça”. “Além de (Reizo) ter qualidade, não seria justo trocar o comando”, disse. Roberto Jefferson ainda anunciou  que em 2018 o vereador será candidato a deputado federal.

Drama  No dia 13 de agosto deste ano, o deputado federal Sabino Castelo Branco, então presidente do PTB, sofreu um AVC hemorrágico e dois dias depois foi transferido para o Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde segue internado. O vereador Gedeão Amorim (PMDB) deve substituí-lo na Câmara Federal ainda este mês. O prazo de 90 dias para a licença médica de Sabino encerra no próximo dia 15.

Influência  A presença de dois ministros do PSD no Amazonas no mesmo dia mostrou o peso das articulações desenhadas pelo senador Omar Aziz junto ao governo federal.  O parlamentar preside o partido no Estado e intermediou o trato entre as autoridades e a classe empresarial amazonense com os dois ministros.

Prestígio   O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, quebrou um jejum de quatro décadas em que um chefe da pasta não visitava o Amazonas. Já Gilberto Kassab, ministro da Ciência e Tecnologia, lançou em Manaus o “Programa Internet Para Todos”, fruto de um investimento de R$ 2,8 bilhões para levar internet banda larga ao interior do Brasil, a começar pelo Amazonas.

Reformulação  Durante o evento em que Henrique Meirelles figurou como palestrante, ontem, na Fieam, o governador Amazonino Mendes (PDT) opinou sobre o modelo Zona Franca de Manaus (ZFM) e disse que o padrão de produção no Estado precisa ser repensado “com urgência”.

Alternativas  “A Zona Franca tem que ser outra. Temos que mudar com urgência (...).  Aquele ideário de integração se perdeu nos caminhos escuros da burocracia”, afirmou Amazonino. “O Amazonas já tem vocações despertadas. Podemos tranquilamente produzir fertilizantes. O Estado tem todos as condições, no ponto de vista técnico e logístico”, exemplificou ele.

Rabugice  Quem não gostou da passagem de Henrique Meirelles pelo Amazonas foi a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB). Ela se disse irritada pelo fato do ministro não ter agendado uma reunião com a bancada do Amazonas para tratar dos incentivos fiscais do PIM. Segundo ela, Meirelles veio “fazer campanha” para a Presidência da República.

Destaque O  presidente do TRE/AM, desembargador Yedo Simões, participou ontem do I Fórum Brasileiro de Governança Pública e Combate à Corrupção, em Brasília, junto a  nomes como o ministro do TCU Augusto Nardes. Na avaliação de Yedo, o convite demonstra, novamente, reconhecimento ao trabalho desempenhado pela Justiça Eleitoral do Amazonas.