Dados são de janeiro a julho deste ano
(Foto: Reprodução / Internet)
Segundo dados da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (ABRACOPEL), No Amazonas, de janeiro a julho, houve 27 ocorrências envolvendo eletricidade, sendo 11 por choque (com oito mortes), 14 incêndios (uma morte) e 2 de raios (com duas mortes). Manaus teve 21 ocorrências, sendo 8 choques elétricos (5 mortes), 13 incêndios (1 morte) e nenhuma ocorrência de raio.
Em 2019, o Amazonas teve 35 ocorrências envolvendo eletricidade, sendo 13 por choque elétrico (10 mortes), 22 incêndios (sem mortes) e nenhum raio. Manaus teve 31 ocorrências, sendo 10 por choque elétrico com 7 mortes, 21 incêndios (sem mortes) e nenhum raio.
Segundo a Abracopel, no Brasil os dados dos últimos cinco anos de acidentes elétricos fatais, ultrapassaram as mortes por dengue.
Em um âmbito nacional, no período de 2015 a 2019 foram reportadas 2.906 mortes por dengue no país, enquanto, no mesmo período, houve 3.585 acidentes fatais envolvendo eletricidade, sendo estes originados por choques elétricos (3.135), incêndios (231) e descargas atmosféricas (219).
Motivo
A maioria dos acidentes ocorre por conta das gambiarras, ou seja, instalações elétricas feitas de maneira amadora e que apresentam produtos, como fiação, de baixa qualidade. A avaliação é do engenheiro eletricista Fábio Amaral, diretor da Engerey Painéis Elétricos, empresa que produz painéis de alta, média e baixa tensão para todo o Brasil.
Ele também faz um alerta para a falta de conscientização da população sobre os riscos iminentes que a rede elétrica pode trazer. “Mesmo em 2020, aqui no Brasil existe muito 'eletricista de internet', achando que pode dar um 'jeitinho' em tudo, fazer por si mesmo, e não se dá conta do tamanho do perigo que existe em mexer com a eletricidade”, diz Fábio Amaral.
O especialista explica que a maioria dos acidentes elétricos, como os choques, acontece em residências, que abrangem casas, sítios, apartamentos e fazendas. "Por essa razão é preciso investir na conscientização da população leiga sobre como agir em domicílio e garantir que os eletricistas profissionais estejam cada vez mais capacitados", complementa.
Outra dica do engenheiro é nunca manusear nenhum equipamento eletrônico descalço. Use algum tipo de calçado para evitar que seu corpo funcione como condutor durante a descarga elétrica. Nunca encoste no chuveiro quando este estiver ligado, nem fale ao celular quando estiver carregando.
A água é uma inimiga da maioria dos aparelhos elétricos. Por isso, sempre os mantenha longe de pias ou qualquer fonte de água, pois isso pode gerar um curto-circuito. Em caso de tempestade, se afaste dos objetos elétricos. Raios podem gerar picos de energia e os aparelhos podem funcionar como condutores de descargas.