Quarta-feira, 26 de Fevereiro de 2020

O empreendedorismo acadêmico: Realidades & Soluções

Por Edcleia Silva – professora dos cursos de gestão da Faculdade Estácio


15/08/2016 às 15:18

A competitividade atual, aliada a dificuldade que o mercado enfrenta exigirá além de conhecimentos, uma ampla vontade de mudar. O empreendedorismo é a fusão de ideias e ações que geram oportunidades, e neste momento tem sido um grande aliado para o aumento da capacidade econômica.

A explosão do empreendedorismo deu-se pelo crescente número de demissões. Atento a este novo cenário, os novos empreendedores, aqueles que diante da realidade, saem de suas profissões assumindo outras funções, ajudando a montar uma perspectiva local.

Pensando nesta triste situação, as instituições de ensino superior exercem papel importantíssimo na criação, divulgação e motivação dos acadêmicos.  A Faculdade Estácio criou uma feira de empreendedorismo que tem como objetivo, despertar os alunos para a compreensão do cenário atual e futuro, pensando em diminuir despesas e aumentar lucratividades.

E ainda inseriu em sua grande curricular, a disciplina Planejamento de carreira de sucesso, levando o acadêmico a refletir sobre: sua profissão, o mercado internacional, nacional e local, nicho de mercado (pequena parte do mercado ainda não explorada), o que fazer para ser competitivo, qual perfil exigido hoje, entre outros.

De certo, o que as novas gerações  precisam entender é que : para está amanhã no mercado , é necessário sabermos o hoje.  Todos somos Empreendedores...ou podemos ser. 


Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.